Apucarana

Cisvir vai lutar por demandas em Curitiba

Da Redação ·
Diretoria do Cisvir vai lutar por demandas em Curitiba
fonte: Edson Denobi/Assessoria de imprensa
Diretoria do Cisvir vai lutar por demandas em Curitiba

A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir) esteve reunida ontem (segunda-feira – 27/05). Os trabalhos foram comandados pelo presidente da entidade e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT). Na pauta estiveram vários assuntos, entre eles a revisão e avaliação das atividades já realizadas desde o início do ano e planejamento de novas ações.

“Já saldamos 70% das pendências que herdamos dos mandatos anteriores e estamos com 2013 em dia”, pontuou Beto. Ao assumir o consórcio, em janeiro deste ano, a nova administração encontrou um quadro financeiro tumultuado que apresentava, entre outros problemas, dívida com fornecedores e municípios-membros com mensalidades em atraso junto à entidade.

Na reunião deliberativa, que contou com a participação dos prefeitos de Jandaia do Sul, Dejair Valério, o Carneiro da Metafa; de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto Gomes; e de Borrazópolis, Adilson Luchetti, o Didi, também ficou definida a retomada das cirurgias, que estavam temporariamente suspensas e que devem voltar a acontecer dentro dos próximos 30 dias e também o agendamento de uma viagem a Curitiba. “Vamos à capital fazer reivindicações ao Secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e ao secretário da Saúde, Dr. Michele Caputo Neto”, informa Beto Preto.

continua após publicidade
confira também

De acordo com ele, na primeira audiência será solicitada a liberação de recursos junto ao ConSus, cujos repasses não chegam há 5 meses. “É com esta fonte que pagamos o aluguel da sede em Apucarana”, explica Beto. Já com o gestor da Secretaria de Estado da Saúde, informa o presidente do Cisvir, “serão tratados assuntos relacionados à implantação do Centro da Visão e protocolado pedido oficial de disponibilidade de um ônibus mais moderno e confortável para transporte dos pacientes que necessitam viajar para obter tratamento médico”, disse.

Ainda na reunião de trabalho foi apresentado um estudo, que será levado para apreciação na próxima assembleia entre os prefeitos dos municípios-membros, que reajusta em 20% o valor das consultas médicas. “Hoje cada consulta tem como valor R$17. Caso aprovada, a proposta eleva o procedimento para R$20”, adianta o presidente Beto Preto.

Presenças – Além dos prefeitos, também participaram das discussões outros membros da administração do Cisvir, sendo a secretária de Saúde de Marumbi, Elza Mangolin Ferreti (representando o prefeito Marlon Castro Pavesi Pini), Joana D’Arc Previati e Haroldo Miller Borba dos Santos. Com sede em Apucarana, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) é integrado por 17 municípios.