Apucarana

Em reunião do Conseg, PM de Apucarana enaltece poda de árvores

Da Redação ·
 O prefeito Beto Preto voltou a ressaltar a importância da poda de árvores em vários pontos da cidade
fonte: Andre Veronez/Assessoria de Imprensa
O prefeito Beto Preto voltou a ressaltar a importância da poda de árvores em vários pontos da cidade

O trabalho realizado pela Prefeitura de Apucarana no tocante à poda de árvores recebeu elogios por parte do 10º Batalhão de Polícia Militar. A avaliação positiva ocorreu durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), realizada na noite de anteontem (quinta-feira - 23/05), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana.  Em algumas ruas onde a poda foi realizada, como no caso da Rua Osvaldo Cruz, a redução das ocorrências de roubo ou furto a pedestres, no período noturno, foi de 100%. “Na Osvaldo Cruz registrávamos um caso por semana e faz 2 meses que não temos nenhuma ocorrência deste tipo”, afirma o capitão Marcos Fácio, comandante da companhia de Apucarana do 10º Batalhão de Polícia Militar.

Outras vias citadas pelo capitão e que houve redução significativa – na casa dos 80% - são das ruas Clotário Portugal e Nagib Daher. “Quanto à questão de segurança, o trabalho de poda de árvores está sendo muito importante. Com locais melhor iluminados, o bandido se sente acuado, inibido”, avalia.

O prefeito Beto Preto voltou a ressaltar a importância da poda de árvores em vários pontos da cidade, principalmente como forma de tornar mais eficiente o sistema de iluminação pública. “Com este serviço estamos atendendo pedidos de centenas de cidadãos que anseiam por mais segurança pública, pois a claridade proporcionada pelas luminárias, obviamente inibe a ação de marginais”, argumenta ele.

continua após publicidade
confira também

De acordo com o prefeito, regiões próximas a colégios estão sendo priorizadas. Um dos locais onde a Prefeitura fez recentemente uma poda técnica da arborização é em trecho da Rua Lapa, próximo ao Colégio Estadual Alberto Santos Dumont. “Já recebemos manifestações da comunidade escolar enaltecendo os trabalhos, pois antes os estudantes saíam do colégio em meio a uma escuridão e isso comprometia a segurança”, completa.

De acordo com Ana Maria Schmidt, presidente do Conseg, a reunião contou ainda com a participação de representantes do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), Corpo de Bombeiros, patrulha escolar, Núcleo Regional de Ensino (NRE), vereadores e Prefeitura de Apucarana, entre outros.

Além da questão da poda de árvores, foram discutidos ainda outros assuntos, como a  possibilidade de Apucarana perder a 150ª Zona eleitoral. “Ficou combinado de fazermos um abaixo-assinado, mobilizando a Apucarana e assumindo uma posição contrária a essa transferência”, afirma. Outro assunto tratado foi com relação ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “Ficou definido que a professora Edna Santana irá assumir a suplência do Conselho”, finaliza.