Apucarana

Apucarana: Fecea extingue vestibular e passa a usar o Enem

Da Redação ·
Apucarana: Fecea extingue vestibular e passa a usar o Enem
fonte: Tribuna do Norte
Apucarana: Fecea extingue vestibular e passa a usar o Enem

O Conselho Departamental da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) aprovou recentemente o fim do vestibular convencional. A instituição decidiu passar a utilizar, a partir da seleção para 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seguindo tendência de outras instituições estaduais e federais.

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Fecea, explica que 80% das vagas para 2014 serão preenchidas com o Enem e as 20% restantes com o Programa Seletivo Seriado (PSS/Fecea), que avalia progressivamente os estudantes do Ensino Médio.

Rogério Ribeiro observa que a faculdade ainda está definindo a forma de uso do Enem, se por seleção direta ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Nós entendemos que o Enem é uma avaliação bem elaborada, que exige interpretação e avalia efetivamente as competências e habilidades dos estudantes”, afirma o diretor da Fecea.

continua após publicidade
confira também

Segundo ele, o uso do exame facilita a vida dos estudantes. “Ao concluir o Ensino Médio, os estudantes são submetidos a uma avalanche de avaliações, como o próprio Enem e vestibulares. E o fim dos concursos de seleção tradicionais é uma tendência que vem ganhando força em todo o País”, afirma o diretor, observando que a Fecea vai encaminhar proposta para que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição que a faculdade apucaranense faz parte e que compreende outras faculdades paranaenses, passe também a utilizar em todos os seus campus o Enem.

A proposta, apresentada pela direção da Fecea, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo, que é o órgão consultivo e deliberativo máximo da faculdade.

“Com o Enem, estudantes de todo o País vão poder disputar as vagas da Fecea, sem a necessidade de realizar as provas em Apucarana”, acrescenta o diretor. Para 2014, a Fecea vai ofertar 630 vagas distribuídas em 12 cursos de graduação. Com a decisão do Conselho Departamental, o vestibular de inverno não será realizado em 2013.


Fonte: Feceanews