Apucarana

“Nova sinalização” já chegou às principais vias de Apucarana

Da Redação ·
Diretor-presidente do Idepplan, engenheiro Júnior da Femac, acompanha os trabalhos in loco
fonte:
Diretor-presidente do Idepplan, engenheiro Júnior da Femac, acompanha os trabalhos in loco

Com serviços de uma empresa terceirizada, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) já sinalizou 40 ruas. As vias fazem parte de um pacote definido como prioritário pelo diretor-presidente do instituto, engenheiro Júnior da Femac, por tecnicamente recebem “maior fluxo” de veículos. “Assumimos o nosso trânsito com a maioria das ruas não apresentando nem mesmo a sinalização mínima necessária. Nestes primeiros quatro meses já conseguimos avançar bastante”, analisa Júnior.

Ele salienta a importância do serviço para orientação e segurança tanto dos condutores, quanto dos pedestres. “Atualmente existem cerca de 67 mil veículos licenciados em circulação em Apucarana. São carros, camionetas, caminhões e motocicletas que transitam por nossas ruas. E não podemos esquecer dos veículos e pedestres de outras localidades que vêm comprar, tratar de negócios e estudos em nossa cidade. Toda esta demanda local e flutuante, de cerca de 200 mil, pessoas estava refém de uma sinalização ruim ou até mesmo inexistente. Com muito trabalho vamos mudar por completo esta realidade, deixando-a no passado”, prometeu o diretor-presidente do Idepplan.

As mudanças e melhorias implementadas pelo município desde janeiro já rendem elogios por parte da população. “É gratificante, como gestor, ser abordado espontaneamente pelo cidadão e ouvir que a rua onde ele mora há 10, 20, 30 anos, nunca esteve tão bem sinalizada”, relata o prefeito Beto Preto (PT). De acordo com ele, outras intervenções podem ser aguardadas. “Com o uso de competência técnica, já melhoramos bastante o fluxo na área central, avenidas e ruas principais com sinalização viária e sincronização de semáforos. Novidades positivas estão por vir na revitalização e organização do nosso trânsito”, garantiu Beto.

Os trabalhos da empresa terceirizada têm acompanhamento técnico “in loco” da Secretaria de Serviços Públicos que, em outra frente sob orientação do Idepplan, realiza com recursos e mão de obra própria, serviços de sinalização viária em ruas e avenidas de Apucarana.

continua após publicidade