Apucarana

Apucarana adere a Campanha Mundial do Autismo

Da Redação ·

Apucarana vai aderir a “Campanha Mundial de Conscientização do Autismo”, iluminando de azul a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, nesta terça-feira (2 de abril). Monumentos ao redor do mundo vêm aderindo à iniciativa nos últimos anos, como o prédio Empire State, em Nova York, nos Estados Unidos, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Com o apoio da prefeitura, serão afixadas faixas em frente da catedral informando do simbolismo da iluminação azul. No mundo, há mais 35 milhões de pessoas com autismo. Já no Brasil não há estatística atualizada, mas um levantamento feito pela USP, em 2007, informa que naquele ano havia cerca de 1 milhão de casos no país.
No ano seguinte, em 2008, com o objetivo de alertar o mundo sobre os crescentes casos da doença, que nos Estados Unidos e Europa já se fala em proporções epidêmicas, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), no dia 2 de abril de cada ano.

No Brasil, um dos objetivos da mobilização é alertar as autoridades e governantes para criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico, sobretudo precoce, do autismo. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento(TID).

continua após publicidade