Apucarana

Centro de atendimento a moradores de rua tem novo endereço em Apucarana

Da Redação ·
 Centro de atendimento a moradores de rua tem novo endereço em Apucarana
fonte: Edson Denobi
Centro de atendimento a moradores de rua tem novo endereço em Apucarana

Já está funcionando em novas instalações o Centro de Referência de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua, também conhecido como “Casa da Acolhida”. O imóvel, locado pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, fica localizado na Rua Bom Jesus da Lapa, número 105, na Vila Nossa Senhora de Lourdes, proximidades do estádio municipal.

Além do atendimento social diurno, das 8 às 17 horas, o centro também garante pernoite aos andarilhos, com acolhimento acontecendo de segunda a sexta-feira, das 18h30 até as 20 horas. “Este é um local onde a pessoa em situação de rua encontra o amparo que necessita. É a mão amiga do poder público oferecendo uma ponte visando o resgate da cidadania e da dignidade”, frisa o prefeito Beto Preto (PT). Ele salienta que as assistentes e os cuidadores sociais do município já realizam abordagens desta população divulgando a existência do centro de atendimento, mas é importante que a sociedade ajude. “Peço às pessoas que sempre que puderem orientem essas pessoas a procurar o acolhimento da assistência social”, complementou.

Conforme preconizam as normas do Ministério do Desenvolvimento Social, o imóvel possui recepção, sala para atendimento individual, ambiente para atendimento coletivo, quartos, cozinha, sala de jantar, despensa, banheiro e lavanderia. “No local, os atendidos recebem além do apoio social, atendimento na área psicológica e de saúde. Os que possuem vício em álcool ou drogas e que aceitam, recebem encaminhamento para o centro de atendimento psicossocial da cidade”, detalha Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social. Doações – O serviço, que faz parte das atividades do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – , também recebe doação de peças de vestuário, bem como itens para cama, mesa e banho usados.

A doação pode ser encaminhada diretamente ao centro. O contato é pelo telefone 3422-3672, ou também junto à Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua João Matiuzzi, 279 – Parque Bela Vista. Neste caso o contato pode ser feito pelo 3425-1511.

continua após publicidade