Apucarana

Vigilância Sanitária retira 15 sacos de fezes do “Quarteirão da Cultura"

Da Redação ·
Vigilância Sanitária retira 15 sacos de fezes do “Quarteirão da Cultura"
fonte: Profeta
Vigilância Sanitária retira 15 sacos de fezes do “Quarteirão da Cultura"

Para dar uma dimensão do risco à saúde pública que a situação representava, dos 20 sacos de sujeira que a Vigilância Sanitária de Apucarana retirou ontem dos três pisos do “Quarteirão da Cultura”, nos pavimentos superiores do Cine Teatro Fênix, 15 eram de fezes de pombo. A ação de ontem deu sequência a aplicação de desinfetante à base de amônia, com efeito bactericida e fungicida, realizada no local na última sexta-feira.

Além da grande quantidade de fezes, também foram retirados do local papelão, gesso quebrado e resto de construção. Ainda ontem, foi feita nova aplicação de desinfetante à base de amônia. “Até o final da semana vamos concluir todo trabalho, fazendo a lavagem dos pavimentos e isolamento, com a instalação de telas para evitar que os pombos entrem”, informa o superintendente de Vigilância em Saúde, Aguinaldo Ribeiro.

O diretor presidente da Fundação Cultural de Apucarana (FUNCAP), Ednei Mansano, diz que o próximo passo é tentar recuperar tudo que for possível, como as instalações do ar condicionado, parte elétrica e hidráulica. “Agora temos condições de fazer a conferência da mobília que já havia sido adquirida para as instalações do “Quarteirão da Cultura”, e está estocada em uma das salas”, informa Mansano.

O estado de abandono da obra, que está paralisada há 3 anos, foi detectado pela atual administração municipal, no final de janeiro. Além do grave risco a saúde pública devido a grande concentração de fezes de pombos, transmissoras de várias doenças, a situação representa um prejuízo aos cofres públicos, pela deterioração de equipamentos já instalados, como ar condicionado, e da construção como um todo.

continua após publicidade