Apucarana

Apucarana realiza mais um arrastão contra Dengue

Da Redação ·

Agentes da Saúde Pública, guardas municipais e um representante do Corpo de Bombeiros fizeram um arrastão contra a Dengue neste sábado (16) no Núcleo Parigo de Souza, na zona zul de Apucarana. Um foco do mosquito tramissor da doeça - o Aedes Aegytpi - foi encontrado no quintal de um propriedade situada no bairro.

O secretário municipal de saúde, Hélio Kissina, e o superintendente de Vigilância em Saúde, Agnaldo Aparecido Ribeiro, reiteraram que o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou o primeiro caso de Dengue no ano em Apucarana. A paciente, uma senhora de 64 anos, reside no própio Núcleo Parigot de Souza.

Ela apresentou os sintomas da doença quando estava em viagem na residência de parentes, em São Carlos do Ivaí, na região de Paranavaí, onde autoridades estaduais já admitem um quadro de epidemia de Dengue em quatro municípios. 
Segundo a Saúde Pública de Apucarana, o índice de infestação do Aedes Aegypti no Parigot de Souza é de 8,1%, enquanto que a média geral na cidade de Apucarana alcança 6,1%. Vale lembrar que o índice aceitável, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de apenas 1%.

“Todos os cidadãos apucaranenses devem agir com responsabilidade em relação à dengue, reforçando as ações preventivas. Todos podem e devem manter suas quintais limpos, evitando o acumulo de água em vasos, pneus, calhas, caixas e qualquer outro tipo de recipiente”, frisou o secretário Hélio Kissina.

continua após publicidade