Apucarana

45 mil alunos da rede estadual voltam às aulas hoje no Vale do Ivaí

Da Redação ·

O ano letivo de 2013 começa hoje para cerca de 45 mil alunos da rede estadual de ensino do Vale do Ivaí e região. De acordo com os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã, as escolas já estão prontas para receber os alunos, mas terão como grandes desafios neste ano a evasão escolar e os baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A chefe do NRE de Apucarana, Maria Onide Balan Sardinha, afirma que a expectativa para o início das aulas é positiva em todos os 16 municípios de jurisdição do Núcleo. “Todas as escolas estão preparadas e com professores prontos. As aulas já foram distribuídas em dezembro, com algumas pequenas complementações nas últimas semanas. Não há falta de professores. Todos os alunos terão aulas normalmente”.

A evasão escolar é um dos grandes problemas a serem combatidos, segundo ela. “A evasão continua sendo o nosso grande desafio para este ano letivo. Mas não adianta só manter o aluno na sala de aula. É preciso fazer com que ele se aproprie do conhecimento. Este ano teremos a Prova Brasil e queremos obter um bom desempenho”, diz. O índice de evasão escolar no Núcleo em 2012 foi de 7,5%. Já a nota média do Ideb foi de 4,3. A meta para o ano é de obter pelo menos a nota 5.

Segundo ela, diversas escolas receberam melhorias durante as férias escolares, como pintura e carteiras novas. No entanto, algumas, mesmo com o retorno das aulas, estarão em obras. Os principais casos são das Escolas Estaduais Prof. Francisco Antônio de Souza, em Apucarana, e Profª. Nadir Mendes Montanha, de Arapongas. Cada uma das instituições ganhou três novas salas, que deverão ser entregues nos próximos meses.

Escolas de Jandaia do Sul e Borrazópolis também estarão com reformas em andamento durante o início do ano letivo. A chefe da NRE de Apucarana destaca ainda que, para este ano, 12 escolas do Núcleo receberão verbas para reformas e reparos, no valor total de R$ 150 mil.

IVAIPORÃ
A chefe do NRE de Ivaiporã, Sara Regina Rodrigues, destaca também a evasão e a nota média do Ideb como os grandes desafios de 2013. “Nosso índice de evasão escolar está em mais de 10%. Trabalharemos para baixar o máximo possível este número. Também queremos melhorar o índice do Ideb nos 14 municípios da nossa jurisdição. A nota média ficou em 4. Queremos atingir, neste ano, pelo menos a nota 4,5”.

De acordo com ela, diversas escolas estão recebendo melhorias, o que pode causar alguns transtornos. “Uma escola em Manoel Ribas e outra em Jardim Alegre estão sendo ampliadas. Até lá, haverá um pouco de aperto em algumas salas. Mas a situação deverá ser resolvida até abril”, afirma.

continua após publicidade