Apucarana

Cruz Peregrina mobiliza católicos de Apucarana e Arapongas

Da Redação ·

No ano em que o tema da Campanha da Fraternidade é "Fraternidade e Juventude, com o lema "Eis me aqui-Envia-me...", os movimentos de jovens da Igreja Católica em Apucarana realizam nesta terça-feira (12) uma extensa programação no município. Denominado de projeto “Bote Fé”, a iniciativa católica é um conjunto de ações que congrega a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos oficiais da JMJ, para celebrar a mensagem própria que estes carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização e do bem comum da juventude em cada realidade.

"O projeto “Bote Fé”, aberto à criatividade e às condições de cada Diocese, possui três grandes eixos: a celebração, a formação e a ação social. Neste projeto, que tem fundamentação religiosa cristã católica, buscamos incentivar a produção de conhecimento e a valorização da cultura, buscando responder concretamente aos anseios da sociedade por vida e felicidade. Neste sentido, no diálogo entre fé e razão, unimos toda a vivência do projeto numa profunda experiência do amor de Deus que planifica a pessoa humana", explica o padre Paulo Amaral.

O religioso acrescenta que o “Bote Fé Apucarana” faz parte de uma programação proposta pela CNBB para a realização de 19 grandes eventos de acolhida da Cruz e do Ícone em 19 capitais e grandes cidades brasileiras.

O evento será dividido em duas partes, sendo a primeira em Arapongas, onde acontecerá a chegada da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora, a Santa Missa presidida por Dom Celso e a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2013. Após a missa, será servido o almoço (para quem adquiriu o kit), em seguida o carnaval cristão, entre outras atividades até uma carreata seguindo para Apucarana, onde acontecerá a segunda parte do evento. Chegando a Apucarana, o desembarque será no Santuário São José, de onde partirá a caminhada da Via Sacra em direção à Catedral e em seguida acontece vigília entre outras atividades que poderão ser vistas em detalhe no cronograma a seguir:

continua após publicidade

10:00 – Missa/Abertura CF 2013 – Ginásio de Esporte de Arapongas;
12:00 – Intervalo para Almoço;
14:00 –Momento JMJ;
15:00 – Carnaval  Cristão – Dupla Emerson e André
16:30–Carnaval Cristão - Banda Dominus;
18:30 – Envio da Carreata;
18:50– Saída em carreata da Cruz Arapongas/Apucarana;
19:30 – Parada no Trópico de Capricórnio e Benção;
20:00 – Via Sacra Apucarana (Desembarque Santuário São José);
22:00 – Lanche;
23:00 – Vigília;
03:00 – Encerramento da vigília;
03:30 – Missa de Cinzas;
05:00 – Encerramento da Missa/Oração Penitencial;
05:30 – Desmontagem da Cruz e preparar para envio para a Diocese de Guarapuava;
06:00 – Saída da Cruz Apucarana/Guarapuava;