Apucarana

Dilma lança programa para agroindústria em Arapongas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma lança programa para agroindústria  em Arapongas
Dilma lança programa para agroindústria em Arapongas

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai lançar o Plano Nacional de Agroindústrias na Reforma Agrária nesta segunda-feira (4), em Arapongas. O evento acontecerá no Assentamento Dorcelina Folador, às margens da BR-369, onde também será realizada a inauguração da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran).

continua após publicidade

Dilma estará acompanhada da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e outros integrantes do ministério. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também estará no evento, juntamente com prefeitos, vereadores e autoridades da região norte do Paraná.

A Copran vai atender cerca de quatro mil famílias assentadas e pequenos produtores dos municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Maringá. A expectativa é beneficiar cerca de 90 mil litros de leite por dia para a produção de produtos como queijo, ricota, requeijão, leite, bebida láctea, iogurte, manteiga e doce de leite.

continua após publicidade

As mercadorias vão ser comercializadas com a marca Campo Vivo, que fará parte dos 18 grupos que compõem a Rede de Cooperativas da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Paraná. O Assentamento Dorcelina Folador, onde o evento será realizado, existe há 11 anos e hoje abriga cerca de 600 pessoas em uma área de 756 hectares, usados para produção de alimentos.

Às 12h começa a inauguração da Copran; às 14h está prevista a visita das autoridades e demais presentes à feita de produtos da reforma agrária, seguida pelo ato político com a presidenta e um almoço com alimentos da agricultura camponesa.

No período da manhã, Dilma Rousseff e Beto Richa fazem a abertura do 25º Show Rural Copavel, em Cascavel, no oeste do Paraná. O evento vai até a próxima sexta-feira (8) e é organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial.