Apucarana

Comitê realiza reunião e cria estratégia contra a dengue

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Comitê realiza reunião e cria estratégia contra a dengue
fonte: divulgação
Comitê realiza reunião e cria estratégia contra a dengue

O Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue debateu as estratégias para evitar o surgimento de casos positivos da doença. A reunião aconteceu na quinta-feira (31), na sede da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em Apucarana. Somente neste ano, 30 casos suspeitos já foram identificados na cidade. Destes, 10 resultados já retornaram como negativo do Laboratório Central do Estado (LACEN). “Apesar dos esforços concentrados dos agentes municipais, a mobilização dos moradores é a principal arma contra o mosquito”, defendeu o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac).

Júnior destacou a preocupação das autoridades municipais com o registro de altos índices de infestação por lavas neste início de ano e também com a localização geográfica de Apucarana. “Ainda não temos nenhum caso confirmado em nossa cidade, mas já há em cidades próximas como Arapongas, Califórnia, além de estarmos no eixo entre Londrina e Maringá, cidades que têm históricos preocupantes quanto a epidemias. Realidade que ainda não acende o vermelho, mas o sinal amarelo para nós. A situação é muito complicada e perigosa”, ponderou Júnior.

“Desde o início do ano trabalhamos no sentido de envolver toda a sociedade. Pedimos que as pessoas colaborem, abrindo o portão das residências para nossos agentes de combate a dengue, limpando quintais e terrenos, eliminando todo possível reservatório de água que possa servir de criadouro do mosquito”, comunicou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Aguinaldo Aparecido Ribeiro.
 

continua após publicidade