Apucarana

Beto Preto participa de reunião do Cismel

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Beto Preto participa de reunião do Cismel
fonte: Prefeitura de Cambé
Beto Preto participa de reunião do Cismel

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel), da qual Apucarana é integrante, realizou na sexta-feira (11) a primeira reunião ordinária do ano. Presidido atualmente pelo prefeito reeleito de Cambé, João Pavinato, o encontro aconteceu no paço municipal e foi prestigiado pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT).  “Este é um consórcio muito importante, que já viabilizou muitos recursos de programas do Governo Federal para toda a região, mas é preciso olharmos para frente. Necessitamos pensar agora em novos projetos, para ampliarmos o número de viaturas, motocicletas, câmeras de vigilância, e outros equipamentos para as nossas guardas municipais”, assinalou Beto. De acordo com ele, o encontro em Cambé foi bastante produtivo.

Em relação à próxima eleição para a presidência do Cismel, o prefeito de Apucarana declarou que, se for consenso entre municípios-membro, estará à disposição. “Foi assim que aconteceu na eleição do Cisvir e transcorreu tudo muito bem”, comentou. No episódio do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região, o prefeito de Arapongas Padre Antônio José Beffa (PHS), também era candidato, mas aderindo ao consenso apoiou Beto Preto. “Neste caso, se por ventura ele se interessar pela eleição, Apucarana dará todo o apoio”, confirmou Beto.

Integram o Cismel os municípios de Londrina, Rolândia, Apucarana, Arapongas, Cambé, Tamarana, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho e Ibiporã. Visando o aparelhamento das Guardas Municipais de Apucarana, Londrina e Arapongas, nos últimos dois anos, o consórcio viabilizou diversos investimentos junto ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, entre elas a compras de veículos, motocicletas e outros equipamentos para os agentes. Os municípios-membros como um todo, foram contemplados com o sistema de videomonitoramento, que consiste na instalação de 180 câmeras em pontos estratégicos de vigilância. “O serviço está em fase de implantação e Apucarana foi contemplada com 27 novos pontos”, frisou Beto Preto.

Concurso – Na esfera municipal, o prefeito de Apucarana ratificou o planejamento de aumentar com o efetivo da Guarda, hoje de apenas 31 agentes. “Temos um grande plano de governo e vamos devolver à nossa GM a sua verdadeira vocação, que é a de zelar pelos próprios públicos. Ainda neste ano devemos realizar um concurso público para incrementar o nosso número de agentes e com isso levar mais segurança ao patrimônio municipal, parques e praças, e especialmente às nossas escolas, centros infantis e unidades básicas de saúde”, concluiu o gestor.

continua após publicidade