Apucarana

Guarda Municipal forma 600 novos patrulheiros mirins

Da Redação ·

Com entrega de certificados e premiação do concurso de redação, a Guarda Municipal de Apucarana (GMA) realizou nesta quarta-feira (21/11), na Praça Rui Barbosa, a formatura de novo grupo de 600 alunos do Programa de Educação Integral, junto ao projeto Grupo Patrulha Escolar Mirim (GPEM). O ato reuniu autoridades locais e parceiros da iniciativa que, desde o ano de 2010, já atingiu cerca de 2,5 mil estudantes da rede municipal.

“Este é um trabalho que lá na frente vai refletir em menos trabalho para a nossa guarda e para as forças de segurança. Isso porque o GPEM é uma ação que passa ensinamentos às crianças que certamente vão ser pessoas melhores, vão construir uma sociedade melhor, uma família melhor. Esperamos que este projeto nunca acabe, que tenha sempre continuidade”, disse Aparecido da Paz Camargo, secretário Municipal de Governo, que representou o Chefe do Executivo.

O conteúdo de formação do GPEM é ministrado pelos GMs Fábio, De Andrade e Ednando, envolvendo ensino de educação para o trânsito, conteúdos de ordem unida, hierarquia e disciplina, convivência entre colegas de escola, prevenção de conflitos e pequenos delitos, segurança e combate às drogas, primeiros socorros, crime ambiental e Defesa Civil.

Também são feitas visitas técnicas a empresas e outros locais de interesse dentro da proposta do projeto. Para a realização das atividades, o GPEM conta com a parceria de entidades privadas e públicas como a Autarquia Municipal de Educação (AME), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental Força Verde, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Regional de Saúde, SAMU 192 e Polícia Rodoviária Federal. “As crianças têm o grande poder de corrigir os adultos que ainda fazem coisas erradas. E se ainda fazem coisas erradas, é porque não aprenderam e é exatamente o que os nossos alunos não vão poder falar, pois na formação do GPEM aprenderam a manter a disciplina, a ter organização na vida”, resumiu professora Suzimara Carvalho da Cruz Olah de Almeida Lima, diretora-presidente da AME.

Concurso – Os alunos premiados no concurso de redação sob a temática “Patrulha Escolar Mirim” foram: Laura Paula da Silva, da Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire, e a aluna Maria Hernandes, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, premiadas em segundo e terceiro lugar. Em primeiro lugar ficou a aluna Gabriela Maria Fernandes, da Escola Municipal Vida Nova.

“Em nome do comando e dos demais guardas envolvidos no projeto, o coordenador da Patrulha Escolar, GM Fábio, agradeceu ao apoio dos parceiros. “Se alcançamos hoje resultados positivos é graças ao apoio de muitos, que possibilitam que trabalhemos com total liberdade dentro do projeto. Nele (projeto) agimos como se fossemos pais e eles (alunos) como que nossos filhos. Eles aprendem bastante, mas nós aprendemos ainda mais com eles e o mais importante é saber que a pessoa que respeita o meio ambiente e o trânsito, vai respeitar o próximo”, exemplificou o coordenador.

Desde 2009, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Apucarana já realizou cerca de 5,2 mil procedimentos, dentre eles: controle de trânsito no horário de entrada e saída dos alunos, patrulhamento, encaminhamento ao Conselho Tutelar e Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas), palestras em escolas, blitzes educativas, entre outros.

continua após publicidade