Apucarana

18 famílias de Apucarana recebem chaves das casas da Cohapar

Da Redação ·
 18 famílias de Apucarana recebem chaves das casas da Cohapar
fonte: Divulgação
18 famílias de Apucarana recebem chaves das casas da Cohapar

O diretor de programas e obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luciano Valério Machado, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Olides Milezi Júnior, e o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, entregaram as chaves da casa própria a 18 famílias do município.

O projeto, realizado na modalidade FNHIS, teve investimento de R$ 800 mil e é destinado ao atendimento de famílias de baixa renda que vivem em situação de risco, que arcarão com prestações mensais no valor de R$ 87 para casas de 40m². Este é mais um empreendimento da Cohapar no município, que já possui 5 unidades rurais em construção, além de 150 casas urbanas no residencial Orlando Bacarin e 486 unidades no residencial Sumatra.

Segundo Machado, a casa própria tem um significado primordial para os paranaenses. “A moradia é o ponto seguro das famílias, é onde os familiares podem reunir-se após um longo dia de trabalho e terem ali momentos de alegria. Isso só é possível quando a casa oferece a qualidade, o conforto e a segurança merecida”, argumentou o diretor da Cohapar, que creditou estes resultados ao trabalho conjunto realizado pelos diferentes órgãos de governo.

“Situações como esta, que vem se repetindo em diversos municípios, só são possíveis graças a união de esforços com um objetivo em comum. O programa Morar Bem Paraná, lançado pelo governador Beto Richa tem sido um sucesso graças as parcerias com a Caixa, Emater, Copel, Sanepar, Seab e as demais secretarias, que somam ao trabalho da Cohapar”, explicou.

Milezi Júnior ressaltou a força da aliança dos governos federal e estadual. “A parceria firmada na área habitacional do Paraná é exemplar. A Caixa já realizava um trabalho de resgate da cidadania através da moradia, que foi ampliado com a importante participação da Cohapar”, opinou.

O prefeito João Carlos aproveitou para fazer um agradecimento ao apoio do governo do Estado. “Estas casas são motivo de orgulho para o município e nós só temos a agradecer à Cohapar, que nos auxiliou na construção desta comunidade”, disse.

“Pura felicidade” é como Edilene Silva Borges resume o seu sentimento ao receber a chave de sua casa própria, onde irá morar com seus dois filhos e netos. Atualmente, ela vive em uma área de risco às margens de um rio, sofrendo constantemente com enchentes e outros problemas derivados, como a presença constante de insetos e deterioração dos móveis. “Eu não vejo a hora de poder trazer todas as minhas coisas pra cá e poder começar uma nova vida com a minha família”, revelou.

Também prestigiando o evento, estavam o vice-prefeito de Apucarana, Waldemar Garcia; o gerente da nova agência da Caixa de Apucarana, Laudelino Souza; o representante da Construtora Ipanema, responsável pela obra, Mário Fukuda; o gerente regional da Cohapar de Apucarana, Jamil Burihan Júnior; vereadores de Apucarana; representantes da Emater, Seab e Sanepar.

continua após publicidade