Apucarana

Troca da cobertura da Catedral de Apucarana tem início hoje

Da Redação ·
A construção da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, foi iniciada na década de 50.
fonte: Arquivo
A construção da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, foi iniciada na década de 50.

A campanha dos católicos de Apucarana para a troca do telhado da Catedral Nossa Senhora de Lourdes prossegue a todo vapor e os trabalhos dos operários serão iniciados nesta segunda-feira (23). Cerca de 600 pessoas já fizeram doações para custear a mudança das telhas de barro por metálicas.

O custo final da obra é de R$ 120 mil, que serão pagos em três parcelas de R$ 40 mil.

Na próxima segunda-feira (23), os técnicos já vão começar as montagens de elevador e andaimes para início dos trabalhos.

O Monsenhor Roberto Carrara frisa que a Catedral é um patrimônio de Apucarana e pede a colaboração de todos os católicos do município.

Cartão postal da cidade e sede da Diocese de Apucarana, a Igreja Matriz é a única catedral do Brasil a ter a imagem de uma santa no topo de sua torre principal.

Histórico -  A primeira igreja foi construída em 1939, na Praça Rui Barbosa, e foi destruída depois de um forte vendaval em 1941. A segunda foi erguida em 1944 e mais tarde deu lugar à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção foi iniciada na década de 50.

Imponência - Localizada na Praça Rui Barbosa e inspirada nas piazzas italianas, a catedral é imponente, sendo a sua nave interna a maior entre todas as igrejas paranaenses. Na fachada frontal há as imagens de São Pedro e São Paulo, com Nossa Senhora de Lourdes ao alto da torre do campanário.

No interior da igreja, existe um belo afresco situado ao fundo do altar, representando o cortejo do Cristo ascendendo aos céus. Não há como não notar, em meio ao cenário clássico, detalhes de inspiração "setentista" do autor Henrique, de Ibiporã, que representou anjos tocando bateria e outros instrumentos modernos, ao lado das tradicionais trombetas celestes.

continua após publicidade