MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Bombeiros de Apucarana alertam para cuidados ao empinar pipas

Uma das mais antigas e preferidas brincadeiras das crianças e também de adultos, empinar pipas exige muito cuidado e muita orientação. Além do risco de morte decorrente de descarga elétrica, os papagaios, maranhões e pandorgas, como também são chamadas

Da Redação

·
é muito importante alertar as crianças sobre  o  risco  de  tentar  retirar  uma pipa que tenha enroscado na rede elétrica
Icone Camera Foto por Arquivo
é muito importante alertar as crianças sobre o risco de tentar retirar uma pipa que tenha enroscado na rede elétrica
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2012, 20:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma das mais antigas e preferidas brincadeiras das crianças e também de adultos, empinar pipas exige muito cuidado e muita orientação. Além do risco de morte decorrente de descarga elétrica, os papagaios, maranhões e pandorgas, como também são chamadas as pipas, frequentemente provocam interrupção do fornecimento de energia.


O subtenente Vanderlei Simão de Souza, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, dá alguma orientações sobre como evitar acidentes ao soltar papagaios.


“Agora nas férias escolares, principalmente, quando as crianças costumam praticar essa atividade de forma mais intensa, a orientação é que se quiserem soltar pipa procurem parques, campos abertos, praças públicas, bem longe da fiação elétrica”. Muita gente ainda utiliza o cerol para empinar pipa, o que é proibido. O uso de cerol é proibido por lei e não poderia nem ser usado. Além de provocar acidente com a rede elétrica pode causar acidentes graves com ciclistas e motociclistas”, adverte.


Morte - Simão lembra que há alguns anos, um adolescente de 13 anos morreu após sofrer descarga elétrica soltando pipa no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, na região Norte de Apucarana. "Ele foi tentar tirar um papagaio enroscado no fio de alta tensão e o resultado foi trágico", diz o bombeiro.


O subtenente rememora ainda que no final de 2011, um garoto de oito anos morreu na região norte de Londrina após sofrer uma descarga elétrica conduzida pelo contato de um fio de cobre da pipa com uma linha desta mesma
voltagem.


Copel orienta - Simão acrescenta que as recomendações de prevenção são levadas durante todo o ano por funcionários da Copel, que visitam as turmas de 5ª série da rede pública de ensino para falar sobre o uso seguro da energia elétrica e a importância de soltar pipas apenas em locais distantes da rede elétrica.


Uma das recomendações enfatizadas pela Copel é evitar o uso de material metálico ou cerol na confecção das pipas, pois são materiais que conduzem eletricidade e aumentam o risco de choque. Também é muito importante alertar as crianças sobre o risco de tentar retirar uma pipa que tenha enroscado na rede elétrica. Ao puxar o brinquedo, os cabos de alta tensão podem se aproximar e provocar um curto-circuito.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Bombeiros de Apucarana alertam para cuidados ao empinar pipas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!