MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

PMs e GMs fazem curso de libras em Apucarana

  Desde o final de maio, cerca de 25 alunos estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. O diferencial é que a turma é formada por alunos, digamos, “especiais”: são policiais militares e guardas municipais de Apucarana, que

Da Redação

·
PMs e GMs fazem curso de libras em Apucarana
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo
PMs e GMs fazem curso de libras em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.06.2012, 10:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
Desde o final de maio, cerca de 25 alunos estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. O diferencial é que a turma é formada por alunos, digamos, “especiais”: são policiais militares e guardas municipais de Apucarana, que estão aprendendo a se comunicar com deficientes auditivos e assim estarem mais preparados para a interação com a comunidade.
Renan de Bastos Andrade é o professor que ensina a linguagem de sinais aos quatro membros da Polícia Escolar, oito guardas municipais e 13 policiais militares. Ele é formado em Artes Visuais, possui pós-graduação em Libras, e é deficiente auditivo. Com o auxílio da intérprete Talita Ranéia, ele repassa seus conhecimentos para os alunos.
Segundo ele, esse é um curso rápido, de 20 horas totais, voltado para as necessidades dos agentes. Por isso, o plano de aulas é diferenciado, ou seja, adaptado à realidade de quem combate o crime.
“Profissionais nessa área são raros, por isso o curso é tão importante”, afirma o guarda municipal José Cláudio dos Santos. De acordo com ele, a coleta de informações é parte essencial para o trabalho dos oficiais. Por isso, saber se comunicar com essa parcela da comunidade torna-se primordial.
Ana Regina Sebrian, policial militar, assinala que deficientes auditivos possuem particularidades e os oficiais precisam adaptar-se. “É um público com características próprias. Por isso, nós precisamos nos moldar para compreendê-los. É como aprender inglês”, compara ela.
Aulas para a comunidade externa da instituição também são ofertadas em outros dias da semana. Os cursos são gratuitos. Mais informações pelo telefone (43) 3425 6460.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "PMs e GMs fazem curso de libras em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!