Apucarana

Grafinorte S.A recebe selo ambiental e abre espaço para novos mercados

Da Redação ·
 Grafinorte S.A recebe selo ambiental e abre espaço para novos mercados
fonte: Sérgio Rodrigo
Grafinorte S.A recebe selo ambiental e abre espaço para novos mercados
continua após publicidade
Com um dos maiores parques gráficos do Estado, a Grafinorte S.A, que tem em seu portfólio uma ampla gama de serviços no mercado editorial e promocional, oferecido por um parque industrial que recebe constantes investimentos de modernização, passa a oferecer mais um importante diferencial neste segmento: o primeiro selo de certificação ambiental do setor no Estado no segmento de jornais. 
 
A certificação foi homologada pela Organização Não Governamental (ONG) que controla o FSC® ou Forest Stewardship Council (sigla em inglês que significa Conselho de Manejo Florestal), uma entidade internacional que credencia organizações certificadoras de modo a garantir a autenticidade de suas declarações. Através deste selo, a empresa atesta que segue os princípios e critérios que, aplicados à gestão florestal, garantem que os produtos com origem em uma determinada floresta foram obtidos com respeito ao meio-ambiente, aos trabalhadores florestais e à comunidade. O jornal Tribuna do Norte, que é um dos seus clientes e faz parte do mesmo grupo empresarial, será o primeiro periódico paranaense a exibir o selo. 
 
Todo o trabalho para alcançar o selo foi iniciado há dois meses com a Rama Global Consultoria em Certificação. Segundo Jayme Valim, diretor industrial da Grafinorte S.A, a certificação é uma maneira eficiente de obter reconhecimento público das suas práticas responsáveis. Ela ajuda a proteger a sua marca e reputação, ao mesmo tempo em que lhe proporciona acesso a um mercado cada vez mais sensível com a questão ambiental. Produtos certificados pelo FSC são valorizados no Brasil e nos maiores mercados mundiais, um diferencial competitivo que pode render lucros. “Grandes grupos empresarias como a Klabin e a Suzano Papel e Celulose fazem parte do conselho da ONG, o que reforça a importância deste selo que acaba de ser conquistado” afirma Valim.
 
Ele observa ainda que a Certificação Florestal do FSC® é renovada a cada cinco anos, mas precisará ser revalidada anualmente. “O objetivo será verificar se a empresa está em conformidade com a FSC®, mantendo os procedimentos exigidos em todo o processo de preservação ambiental dentro da cadeia produtiva”, explica Valim.
 
Conforme o diretor industrial, a certificação vai permitir à Grafinorte S.A agregar mais valor aos produtos e se diferenciar dos concorrentes, além de ajudar na preservação dos recursos naturais. 
 
Conforme observa Valim, a crescente conscientização do público sobre a destruição e degradação das florestas tem levado os consumidores a exigir que suas compras de madeiras e outros produtos provenientes da floresta não contribuam com a degradação, mas ajudem a assegurar os recursos florestais para o futuro. “Como consequência, as grandes empresas também estão buscando prestadores de serviços que tenham o selo, que permite que o fornecedor seja rastreado em todas as etapas da cadeia produtivo”, salienta.