MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Procon de Apucarana sugere cautela para evitar endividamento

  Para incentivar as vendas no setor de veículos a partir da queda nos preços, o Governo Federal lançou medida de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta acendeu o ânimo dos consumidores para financiar um carro zero. Por

Da Redação

·
Procon de Apucarana sugere cautela para evitar endividamento
Icone Camera Foto por Divulgação
Procon de Apucarana sugere cautela para evitar endividamento
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2012, 22:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
Para incentivar as vendas no setor de veículos a partir da queda nos preços, o Governo Federal lançou medida de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta acendeu o ânimo dos consumidores para financiar um carro zero. Por trás da idéia governamental há, porém, um risco de aumento da inadimplência e de endividamento, caso não sejam tomados alguns cuidados. O coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, alerta que carro não é investimento e sim gasto. “O primeiro passo é avaliar se existe capacidade de endividamento, ou seja, se a renda é suficiente para arcar com todas as despesas mensais: água, luz, telefone, alimentação, vestuário, além da prestação do carro e outros gastos relacionados, como combustível, seguro, revisões, licenciamento”, explica o advogado.
O segundo passo, completa Balan, é pesquisar preços entre as concessionárias e, se não puder pagar a vista, dê uma entrada em torno de 20% a 30% do valor do veículo e financie o restante com menor número de parcelas. “Contrato longo acarreta maior incidência de juros, mesmo com menor valor das prestações”, frisa o coordenador. O advogado argumenta ainda sobre a necessidade de realizar uma leitura atenta do contrato, principalmente quanto aos percentuais de juros e outras taxas incidentes e em caso de dúvidas questione o vendedor. “Não assine por impulso, evitando dores de cabeça futuras”, completa o coordenador, lembrando da necessidade de exigir uma cópia do documento no ato da assinatura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Procon de Apucarana sugere cautela para evitar endividamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!