Apucarana

Sematur desenvolve projeto para destinação correta de lâmpadas

Da Redação ·
 Sematur desenvolve projeto para destinação correta de lâmpadas
fonte:
Sematur desenvolve projeto para destinação correta de lâmpadas
continua após publicidade
As lâmpadas usadas não podem ser jogadas junto do lixo comum. Elas também não são um material simples de reciclagem. Para dar a destinação correta, é necessário levar as lâmpadas até um ponto de coleta.
 
A Secretaria do Meio Ambiente  e Turismo de Apucarana (Sematur) desenvolve um projeto no município para dara destinação correta a esse material que contem mercúrio. Uma substância que pode causar até câncer.
 
Uma vez por mês, na praça Rui barbosa, funcionários da Sematur recolhem lâmpadas que são levadas para a população. O material é armazenado na Cooperativa dos Catadores de Papel. Após serem separadas e embaladas, as lâmpadas são enviadas para uma empresa que realiza a reciclagem do material.
 
Luan Rafael, biólogo da Sematur conta que Apucarana é pioneira nesse trabalho "Apucarana foi um dos primeiros municípios a implantar um sistema para dar destino correto às lâmpadas".  Ele também conta que o projeto possui grande adesão da comunidade apucaranense "Muitas pessoas nos procuram para fazer a entrega das lâmpadas. Populares, comerciantes, empresários. Juntamos uma média de 3 mil lâmpadas por mês", diz.