Apucarana

Apucarana prepara 1ª feira universitária

Da Redação ·
 O prefeito João Carlos, Cláudio Silva e o secretário da Juventude de Apucarana, Moisés Tavares, convidaram o empresário Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), para falar sobre “Ensino Técnico e Desenvolvimento Socioeconômico Paranaense”
fonte: Divulgação
O prefeito João Carlos, Cláudio Silva e o secretário da Juventude de Apucarana, Moisés Tavares, convidaram o empresário Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), para falar sobre “Ensino Técnico e Desenvolvimento Socioeconômico Paranaense”

Dias 18 e 19 de junho, com estantes na Praça Rui Barbosa e palestras no grande auditório do Cine Teatro Fênix, a Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana realiza a 1º FEICAP “Apucarana Universitária” (Feira de Cursos e Profissões de Apucarana - Apucarana Universitária). 

continua após publicidade
Tendo como público alvo estudantes do ensino médio, de cursos profissionalizantes, pré-vestibulandos, alunos de graduação, de pós-graduação, pais e professores de todos os municípios da região de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE), a meta do evento é contribuir para tornar conhecidos os diversos cursos de ensino oferecidos pelas instituições apucaranenses.
 “Com isto vamos fortalecer ainda mais a cidade como polo, como destino universitário e fixação de talentos, contribuindo no processo de estruturação dos setores públicos e da indústria, comércio e serviços, no sentido de atender adequadamente a demanda crescente de jovens que vêm, a cada semestre, prestar vestibular em Apucarana”, destaca o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que nesta semana esteve em Curitiba, acompanhado do secretário Especial, professor Cláudio Silva, oficializando convite a autoridades de Estado para proferirem palestras durante a 1ª FEICAP.
O salto positivo do ensino superior em Apucarana registrado na última década foi destacado pelo professor Cláudio. “Com isto, centenas de novos universitários chegaram para residir e estudar no município, e melhor, muitos, depois de formados optam por fixar residência e aqui iniciar a carreira profissional”, conta. De acordo com ele, a 1ª FEICAP visa ainda sensibilizar a classe empresarial para as potencialidades de investimentos oferecidas pelo segmento universitário emergente em Apucarana.
 “Durante os dois dias do evento os participantes poderão visitar estandes das instituições de ensino superior onde terão acesso a informações sobre seus cursos, também vão poder participar de palestras temáticas, minicursos e testes vocacionais”, adianta Silva. Ele frisa que a feira está sendo organizada pela Secretaria Especial de Ensino Superior de Apucarana (Seesa) em articulação com as secretarias municipais da Fazenda, da Indústria, Comércio e Agricultura, e da Juventude, em conjunto com as instituições de ensino superior de Apucarana, Núcleo Regional de Educação (NRE), Acia, Sebrae, Comitê Gestor, Sistema “S” e outros parceiros.
Convidados – No giro na capital paranaense, prefeito João Carlos, Cláudio Silva e o secretário da Juventude de Apucarana, Moisés Tavares, convidaram o empresário Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), para falar sobre “Ensino Técnico e Desenvolvimento Socioeconômico Paranaense”; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, para apresentar projeto - em elaboração - articulando o Ensino Superior Paranaense com políticas de Desenvolvimento Regional; professor Flávio Arns, vice-governador e Secretário de Estado da Educação, para discorrer sobre “Políticas para o desenvolvimento do ensino profissional no Paraná e perspectivas”, em desenvolvimento por aquela secretaria. 
Para a solenidade de abertura, no dia 18 de junho, é aguardada a participação do Dr. Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), e do Deputado Federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, dentre outras autoridades. Mais informações 3425-1603.