MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

APSUS: Apucarana realiza oficina “Rede Mãe Paranaense”

Profissionais de saúde que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), CAPS e NATTA, iniciaram  a capacitação para a continuidade do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde – APSUS, implantado, pelo governo do Estado do P

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2012, 21:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Profissionais de saúde que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), CAPS e NATTA, iniciaram a capacitação para a continuidade do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde – APSUS, implantado, pelo governo do Estado do Paraná, na rede municipal de saúde, no segundo semestre de 2011. Em pauta nesta 2ª oficina, o tema “Rede Mãe Paranaense”. O primeiro encontro realizado em novembro de 2011, abordou “As Redes de Atenção à Saúde no Paraná”.

O APSUS é um plano inovador do governo estadual, pois institui uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde (APS), estreitando as relações entre o Estado e os Municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o governo do Estado, o APSUS possibilitará à população paranaense atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do estado, sendo organizada o mais próximo possível das residências dos cidadãos paranaenses, aumentando as capacidades de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes de APS. Com eficiência e de forma humanizada, as equipes de APS deverão se instituir como um novo paradigma assistencial no setor saúde, produzindo uma mudança em todo o modelo de atenção à saúde no Estado.

“Em Apucarana a implantação do Plano teve início no ano passado. Nosso principal objetivo, sob a coordenação do educador físico, Adiel Anderson de Oliveira e da enfermeira, Aline Schmidt, é diagnosticar o problema, planejar o que deve ser feito e colocar em prática o atendimento, seguindo a metodologia do governo. Nossos profissionais conhecem cada paciente, identificam seu problema, encaminham para o tratamento necessário e fazem o acompanhamento até o fim do tratamento”, explica a diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Sousa de Oliveira. Segundo ela é um processo a longo prazo, mas que trará resultado positivo.

Metodologia

A meta do APSUS é ter até 2020 serviços de excelência em Atenção Primária à Saúde em todo o Estado do Paraná, com os melhores indicadores de saúde do país. A capacitação em Apucarana esta sendo ministrada por profissionais do Governo do Estado/16ª Regional de Saúde, na sala de reuniões da Autarquia, das 13 às 17 horas, nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de maio.

“O que estamos fazendo é uma educação permanente, contínua, com os nossos profissionais de saúde. A primeira etapa do APSUS é voltada a este fim. Já a segunda etapa envolve a definição do Plano de Investimentos, reestruturar Atenção Primária com os municípios com investimento em custeio e infraestrutura. Cada município fará o seu Plano Diretor e apresentará as suas necessidades”, explica a secretária Municipal de Saúde, Claudia Romagnoli.

UBS estarão fechadas

Participarão da oficina, todos os profissionais de Saúde das Unidades Básicas. “Nesse período estaremos fechando as UBS para que o trabalho possa ser realizado. Pedimos a compreensão e colaboração de toda comunidade. A cada encontro cerca de três UBS estarão fachadas. É um programa que vem somar ao trabalho que já desenvolvemos e queremos deixar ainda melhor”, explica Claudia Romagnoli.

Na terça-feira (15/05) foram fechadas as UBS: João Mariotto (Vila Formosa), Mercedes Moreno (Vila Regina), Rodrigo Yoshii (Vila Apucaraninha) e CAPS I. Amanhã (quarta-feira 16/05) estarão fechadas as UBS do CSU, Eros Pacheco (Afonso Camargo) e Leopoldo Hartiwg Júnior (Vila Nova) e na quinta-feira (17/05) estarão fechadas as UBS Antônio Sachelli (jardim Colonial), Padre Dominic Camilleri (Caixa de São Pedro) e Walter Lazarini (Distrito de Pirapó).

Na próxima semana a partir do dia 21/05 estarão fechadas as: UBS Joaquim Trizotti (Adriano Correa), Valdecir de Paula (jardim das Flores) e Orestes Marquito (Jardim Marissol); dia 22/05: UBS Ana Maria Pepatto (Jardim Trabalhista), Osvaldo Damin (Vila São Carlos) e Romeu Milani (Centro); dia 23/05 UBS Mioji Kogure (Jardim Aclimação), Philipe Wercwerth (Jardim Milani) e Raul Castilho (João Paulo); dia 24/05 Maria do Café (Jardim Ponta Grossa), Mario Verussa (Correia de Freitas) e Pedro Barreto (Vila Reis); dia 25/05 UBS Marcos Mascaro (Parigot de Souza) e Takaiti Miyadi (Dom Romeu Alberti) e no dia 28/05, Bolivar Pavão (Jardim América), Julia Renczkowski (Marcos Freire), Padre Tadeuz Wrobel (Jardim Apucarana), CAPS AD e NATTA.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "APSUS: Apucarana realiza oficina “Rede Mãe Paranaense”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!