Apucarana

Autarquia de Saúde encerra etapa de projeto sobre a Dengue

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Autarquia de Saúde encerra etapa de projeto sobre a Dengue
fonte: Prefeitura de Apucarana
Autarquia de Saúde encerra etapa de projeto sobre a Dengue
continua após publicidade
O SESC Apucarana em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Autarquia Municipal de Educação (AME) e Autarquia Municipal de Saúde (AMS), realizaram hoje (terça-feira 15/05), o encerramento das atividades do projeto “Dengue: Conhecer para Prevenir”, desenvolvido com 1.552 alunos do 4º ano, de 34 escolas municipais de Apucarana.
“Firmamos uma parceria com a SESA e a Autarquia Municipal de Saúde. Nosso objetivo é desenvolver, ao longo do ano, 10 ações voltadas a prevenção a dengue. O foco não é combater a dengue apenas no verão, mas sim em todos os meses do ano, inclusive no inverno”, explica a diretora do SESC Apucarana, Andréa Rinaldo.
 
A secretária de Saúde, Claudia Romagnoli que esteve acompanhada no evento da diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Sousa de Oliveira e do coordenador do Programa Municipal de Controle de Endemias, Evandro Fermino, destacou a importância do projeto. “Ficamos felizes pelo convite recebido do SESC Apucarana para que a Autarquia de Saúde pudesse contribuir nesse importante trabalho.
 
A dengue é uma doença séria e que deve receber total atenção”, destaca a secretária Municipal de Saúde. “Estaremos auxiliando nas demais ações que serão realizadas nos próximos meses, sempre no dia 15”, completa.
 
Claudia reforçou que desde o início desse ano foram registrados 109 casos suspeitos. “Destes, 94 foram descartados, 03 confirmados (importados) e 12 aguardam resultado do Lacen”.
 
Ações envolvem escolas municipais
 
O principal objetivo do projeto, desenvolvido com as escolas municipais é a prevenção à dengue, aplicadas nas disciplinas da grade curricular do ensino municipal. Sabrina Kuniczki, coordenadora do projeto explica que “os alunos trabalharam a temática da dengue nas disciplinas de geografia: utilizando mapas do Brasil e Mundi para a regionalização do número de casos; história focando o surgimento da dengue no Brasil e no Mundo; matemática com operações, tabelas e gráfico; português com produção de texto, cruzadinha e caça palavras; internet com curiosidades; biologia com sinais e sintomas, medicação, separação do lixo, reciclagem etimologia; artes com produto final ecológico e portfólio que as professoras elaboraram com as atividades desenvolvidas durante o projeto”, detalha.
 
 
Atividades
 
Durante toda a tarde foi realizada exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de 4º ano (maquete, brinquedos ecológicos e objetos feitos com material reciclável) juntamente com os portfólios mostrando toda trajetória do projeto. Além da apresentação do teatro da Dengue, realizado por agentes do controle de endemias da Autarquia Municipal de Saúde.