Apucarana

Vereadora catarinense conhece Educação Integral de Apucarana

Da Redação ·
 Vereadora catarinense conhece Educação Integral de Apucarana
fonte: Divulgação
Vereadora catarinense conhece Educação Integral de Apucarana

A vereadora de Criciúma, Thatianne Ferro Teixeira (PSD), esteve em Apucarana nesta quinta-feira (10/05) para conhecer de perto o funcionamento do Programa de Educação Integral. Iniciado em 2001 e atualmente referenciado como modelo para o país pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa apucaranense abrange todas as 37 escolas atendendo a cerca de 8,5 mil alunos. A agenda da visitante teve início logo cedo onde foi recepcionada na prefeitura pela diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Suzimara Carvalho da Cruz Oláh de Almeida Lima.

continua após publicidade

Segundo a legisladora, a meta da visita foi a de reunir o maior número de informações possíveis para adaptar a experiência da Educação Integral em seu município. “Viemos para conhecer o modelo aplicado e levar para Criciúma”, destacou Tati Teixeira, que é professora formada e pós-graduada. “Achei muito legal o entusiasmo dos profissionais, pude perceber o envolvimento de todos. Voltaremos com várias ideias para Criciúma”, declarou. Ela elogiou ainda a “criatividade”, a “diversificada alimentação escolar” e os “projetos de acessibilidade” que viu nas escolas e na cidade, como o Quarteirão dos Sentidos.

Além de conhecer “in loco” o funcionamento das escolas de Apucarana, a visitante recebeu da equipe técnico-pedagógica da AME orientações dos princípios legais e resultados do programa no município.

continua após publicidade

Roteiro – Ainda na parte da manhã, a vereadora Tati Teixeira aproveitou a viagem para conhecer a Escola da Gestante, que também desde 2001 presta atendimento especializado no sentido de reduzir a mortalidade materno-infantil no município, e também esteve na Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro. Na parte da tarde, reiniciou as visitas com passagem na Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates, na sequência conheceu os trabalhos no CMEI Sonhos de Criança e da Escola Municipal Professor Alcides Ramos. Antes de retornar ao gabinete municipal para um balanço oficial da visita, a vereadora catarinense conheceu o Parque Eco-religioso da Redenção, que retrata a via sacra de Jesus através de um circuito composto por 96 esculturas bíblicas gigantes edificadas em concreto.

11 anos – Apucarana é reconhecida até no exterior pelo pioneirismo na implantação do Programa de Educação Integral. Já em fevereiro de 2001, sem um modelo já pronto para ser seguido, a prefeitura chamou a atenção do país pela amplitude do projeto, gradativamente levando o programa a todas as instituições. Ao longo desses 11 anos, inúmeras comitivas do Brasil e de outros países visitaram a cidade para conhecer de perto o trabalho. Através da assinatura do “Pacto pela Educação”, Apucarana passou a ser conhecida como Cidade-Educação e é citada como referência pelo próprio Ministério da Educação (MEC).

Como funciona - O ensino integral de Apucarana oferece ensino de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias