Apucarana

Curso habilita agentes de segurança na pilotagem de motocicletas

Da Redação ·

Guardas municipais de Apucarana, Arapongas e Londrina e agentes da Routhe Segurança concluíram nesta semana o curso de pilotagem segura e direção defensiva de motocicletas. A capacitação foi realizada numa parceria entre o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), responsável pela Guarda Municipal, e a empresa Usso Motors, por intermédio da instrutora Gizele Zamcopé. Os certificados e brevês que atestam aos agentes de segurança a conclusão do treinamento foram entregues pelo prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB) nesta quinta-feira (26/04), em solenidade no salão nobre da prefeitura.

As autoridades presentes destacaram que as motocicletas hoje são veículos que possibilitam muito mais agilidade no trânsito e certamente vão contribuir para que os guardas municipais potencializem suas ações no dia a dia. O curso foi necessário para a qualificação quanto à utilização adequada, preservando a segurança dos pilotos e também da sociedade.

Em março deste ano a Guarda Municipal de Apucarana recebeu 6 motocicletas zero quilômetro, modelo Honda XRE-300. Conquistadas via Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel), cada uma representa um investimento de R$15,1 mil, com recursos do Pronasci, do Ministério da Justiça. “Para sua utilização em trabalho, era necessário que os guardas passassem por esta capacitação”, reforçou Maurício de Carvalho Melo, comandante da Guarda Municipal de Apucarana. Segundo ele, além de dar mais agilidade aos atendimentos das ocorrências, as motocicletas vão auxiliar no monitoramento e controle do trânsito, bem como auxílio às polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e apoio à segurança em eventos públicos.

Apoio - Além da Usso Motors, o curso de pilotagem teve ainda colaboração voluntária do Cebrac, Sucos Sunap, Sanepar, Cafeeira Maracajú, Padaria Esquina do Pão, Frimesa e Farisa Embalagens.

Presenças – Na mesa de honra do evento de certificação estiveram presentes a instrutora do curso, o gerente de Segurança, Trânsito e Transporte do Idepplan, José Luiz Alves Miguel, o diretor-presidente do Idepplan, Ideval dos Santos Filho, o Chefe do Executivo Municipal de Apucarana, representante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, Tenente Jeferson José Rossato e o comandante da GMA, Maurício de Carvalho Melo.

continua após publicidade