Apucarana

FNDE conhece infraestrutura da Educação Integral

Da Redação ·
 FNDE conhece infraestrutura da Educação Integral
fonte: Edson Denobi- prefeitura de Apucarana
FNDE conhece infraestrutura da Educação Integral

A infraestrutura criada pela Prefeitura de Apucarana para abrigar o Programa de Educação Integral vai contribuir para que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprimore um modelo a ser implementado em todo o país. No rol dos municípios brasileiros classificados como referência no sistema, Apucarana recebe desde terça-feira (17/04) a visita técnica do arquiteto do FNDE, Rodrigo Lobo, que foi enviado especialmente para verificar como a administração municipal conduziu a adaptação e construção de novas escolas para abrigar o programa. “O FNDE, que é um braço executor do Ministério da Educação (MEC), constituiu um grupo de trabalho cujos componentes estão visitando municípios brasileiros com experiências bem sucedidas em educação integral. A meta é realizar um levantamento, reunindo subsídios de tudo de positivo, levando em consideração as peculiaridades de cada município ou região, para que seja elaborado um modelo a ser implementado em todo o Brasil já a partir do ano que vem”, explicou o arquiteto, que vai visitar diversas instituições da rede municipal nesta quarta-feira (18/04).

continua após publicidade

Para a Autarquia Municipal de Educação (AME), Apucarana está no décimo primeiro ano de implantação do programa e por ter moldado uma infraestrutura de forma pioneira, certamente tem uma história de desafios ultrapassados com sucesso e muito a contribuir para o levantamento nacional.

continua após publicidade

11 anos – Apucarana é reconhecida até no exterior pelo pioneirismo na implantação do Programa de Educação Integral. Já em fevereiro de 2001, sem um modelo já pronto para ser seguido, a prefeitura chamou a atenção do país pela amplitude do projeto, gradativamente levando o programa a todas as instituições. Ao longo desses 11 anos, inúmeras comitivas do Brasil e de outros países visitaram a cidade para conhecer de perto o trabalho. Através da assinatura do “Pacto pela Educação”, Apucarana passou a ser conhecida como Cidade-Educação e é citada como referência pelo próprio Ministério da Educação (MEC).

Como funciona - O ensino integral de Apucarana oferece ensino de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias. Mais no site www.apucarana.pr.gov.br.