Apucarana

Feira de adoção atrai população ao centro de Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Feira de adoção atrai população ao centro de Apucarana
fonte: TN Online
Feira de adoção atrai população ao centro de Apucarana

Acontece neste sábado (14) a Feira de Doação de Animais, na Praça Rui Barboza. Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (SOPRAP), e apoio da empresa Kowalski Alimentos (Canitos), o projeto conta com voluntários, que além de ajudar a recolher os animais, também auxiliam na procura de um lar.

continua após publicidade

A representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Luciane Popadiuk, 32, estava no local acompanhada de “Neguinha”, uma cadela vira-lata recolhida no bairro Vila Reis, em Apucarana.

continua após publicidade

“Quando a encontramos, ela estava doente, machucada devido aos maus tratos e ainda estava prenhe. Hoje o que vemos é um animal saudável, e brincalhão” conta Luciane.

continua após publicidade

Neguinha foi levada pela SOPRAP, onde recebeu atenção necessária. Ela criou onze filhotes, e todos já foram doados.

A cidade possui muitas pessoas que preferem dar um lar a um animal de rua, é o caso de José Eduardo Carrazedo, 24 anos. “Preferi vir até a feira e adotar, pois existem tantos animais sem dono, seria injusto comprar”, acredita.

continua após publicidade

Assim como José Eduardo, mais pessoas foram até o local se solidarizar. Rafaeli Herreira, 26, possui seis animais de estimação e contou que cinco são de rua. “Cheguei aqui apenas para ajudar as voluntárias e já vou levar mais um filhote”, revela.

continua após publicidade

Aproveitando a ação que acontecia na cidade, a dona de casa Gildenia Almeida, 40, foi até o local, procurar um novo dono para os seus três cães. “Vou me mudar na próxima semana, e não posso leva-los comigo. Eles já me proporcionaram tantas alegrias, seria injusto abandona-los”, assegura. 

Mas, é importante frisar, que esse tipo de iniciativa, é responsabillidade do dono do animal. A Sociedade Protetora dos Animais em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente realiza as feiras para fazer doações apenas de animais que estão no canil - resgatados das ruas e vítimas de maus tratos.  O projeto visa conscientizar a população a não abandonar os animais nas ruas, e incentivar a posse consciente, é o que afirma Jaqueline Negreti da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana. “Além de adotar, a população deve praticar a posse consciente, castrando o animal”, conclui.