Apucarana

Biblioteca na Praça 28 de Janeiro tem diversos projetos sociais

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Biblioteca na Praça 28 de Janeiro tem diversos projetos sociais
fonte: TN Online
Biblioteca na Praça 28 de Janeiro tem diversos projetos sociais
continua após publicidade

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça 28 de Janeiro, região central de Apucarana é um reduto de paz, cultura e conhecimento. Aqui não há nenhum computador, e as prateleiras não são tão modernas. Mas, para quem procura local para fazer uma boa leitura ou estudar, o local é ideal.

O espaço é pequeno, mas possui salas para todo mundo. Existe a sala das crianças, com leituras para o público infantil, e até a sala dos estudos universitários, onde o acervo é sempre atualizado com os livros exigidos nos vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). É uma grande ajuda para os estudantes que não tem condições de comprar todos os livros.

continua após publicidade

A estudante Ana Flávia, de 18 anos está se preparando para o vestibular de Biologia. Ela é frequentadora da biblioteca, e diz que é um local ideal para seu aprendizado "Aqui é um ambiente gostoso. Fica próximo ao centro e o silêncio do local e o grande acervo me ajudam muito. Adoro este lugar" - diz.

Além de suas funções básicas, a biblioteca possui também vários projetos sociais. Como por exemplo a doação de livros, que acontece todos os dias, doando para a população diversas obras dos mais variados títulos. Existe também um projeto para levar informação à comunidade, no qual a biblioteca recebe algumas edições da Tribuna do Norte e mais alguns jornais e revistas e coloca à disposição dos leitores, para a leitura no local.

Outro projeto de grande sucesso é uma parceria com o curso de magistério do Colégio Estadual Nilo Cairo, no qual uma vez por mês estudantes realizam contagem de histórias para crianças no local. E também uma vez por mês uma voluntária vai à biblioteca para contar histórias infantis.

continua após publicidade

Quem procura a biblioteca se encontra com a bibliotecária Tânia Miliari, que há 42 anos toma do espaço. "Eu adoro esse local, me sinto bem quando vejo a diferença que os livros fazem na vida das pessoas. Faço sempre questão de procurar, com amor, todos os pedidos que os leitores fazem" - salienta.

Serviço: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Doação de Livros, leitura de jornais e revistas, contação de histórias)

Local: Praça 28 de Janeiro, centro, Apucarana

continua após publicidade

Horário de funcionamento: 8 às 18 horas

Aberto para todos os públicos