MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Trânsito está na mira da Idepplan em Apucarana

  Contratada no final de janeiro pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a empresa Gasini Consultoria está próxima de entregar o resultado da análise do trânsito apucaranense. O diretor-presidente do órgão,

Da Redação

·
IDEVAL dos Santos Filho e Luiz Alves Miguel, do Idepplan, afirmam que a consultoria está em fase de finalização
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo, da Tribuna do Norte - Diário do Paraná
IDEVAL dos Santos Filho e Luiz Alves Miguel, do Idepplan, afirmam que a consultoria está em fase de finalização
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.04.2012, 10:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Contratada no final de janeiro pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a empresa Gasini Consultoria está próxima de entregar o resultado da análise do trânsito apucaranense. O diretor-presidente do órgão, Ideval dos Santos Filho e o superintendente José Luiz Alves Miguel, se mostram otimistas com os resultados e já adiantam algumas modificações que podem ocorrer nas ruas e avenidas do município.


Segundo ambos, a análise foi feita focando dois pontos: a região central da cidade e as entradas da cidade. A meta é aumentar a fluidez do trânsito, fazendo com que os motoristas cheguem mais rápido ao seu destino.

continua após publicidade


“Queremos soluções práticas e com custo acessível. A análise será bem técnica e acreditamos que o resultado será bem significativo”, afirma José Luiz. O resultado será divulgado até o final de abril.


Uma das mudanças que podem trazer benefícios sem grandes custos é a alteração no tempo dos semáforos. “Esse é um dos exemplos de melhorias que queremos fazer. A simples modificação no tempo dos semáforos pode causar um bem muito grande no trânsito”, explica Ideval.


A Avenida Minas Gerais é um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade. É a via do perímetro urbano em que ocorre o maior número de acidentes graves. Os dois locais da avenida em que o Idepplan irá concentrar esforços com mais intensidade são a entrada do Núcleo Afonso Camargo e o cruzamento entre a Avenida e a Rua Padre Severino Cerutti, próximo ao Colégio Platão.
“Em relação à entrada do Afonso Camargo, um pedido do próprio prefeito foi de retirar o semáforo no local. Iremos analisar essa alternativa. Já sobre o cruzamento, iremos esperar a análise da empresa de consultoria”, diz Ideval. Ainda de acordo com ele, existem estudos cogitando algumas inversões em vários pontos de ruas que cruzam a Minas Gerais, para facilitar as conversões à esquerda e evitar acidentes.

continua após publicidade


Outra medida que será tomada é a diminuição do tráfego de caminhões em Apucarana. Para isso, será melhorada, em parceria com a Viapar, a entrada da cidade para quem vem de Arapongas, fazendo com que caminhões e carretas peguem o contorno e não passem pelo centro do município.


Também será limitado o tamanho e o horário de circulação dos caminhões no centro, que tem por objetivo abastecer o comércio local. “Conversaremos com a Acia para planejar essas restrições sem que os lojistas se sintam prejudicados”, diz Ideval.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trânsito está na mira da Idepplan em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!