Apucarana

Tenente Prado recebe homenagem na Câmara

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Tenente Prado recebe homenagem na Câmara
fonte:
Tenente Prado recebe homenagem na Câmara

Uma Moção de Aplausos, entregue na noite desta segunda-feira (19), movimentou o plenário da Câmara de Apucarana. O homenageado foi o tenente Eldison Martins do Prado, do Serviço Reservado (P2) do 10º. Batalhão da Polícia Militar (BPM). Proposta pela vereadora Lucimar Scarpelini (PP), a moção foi aprovada por unanimidade. “Esta moção é muito pouco pelo que o tenente Prado realizou ao longo desses 16 anos no 10º. BPM, mas é o reconhecimento público do Poder Legislativo a ele e, em seu nome, aos demais policiais”, afirmou a vereadora.

continua após publicidade

Lucimar lembrou que muitas vezes os policiais enfrentam a falta de efetivo e de estrutura e arriscam suas vidas para combater o crime. “É uma atividade de risco. Um policial nunca sabe se vai voltar para casa, principalmente em função da luta constante que se trava contra o tráfico, área em que o tenente Prado e seus colegas têm feito muitas prisões”, ressaltou a vereadora. Ela destacou alguns casos resolvidos pelo tenente, como a prisão de pessoas ligadas ao PCC e a elucidação do seqüestro de um estudante, no final de 2008.

continua após publicidade


O tenente Prado ressaltou que a Polícia Militar lida com conflitos, o que nem sempre permite agradar todos. Ele citou como exemplo as reclamações à noite contra o som alto. “Quem chama a Polícia fica feliz com a intervenção, quem tem que abaixar o som fica contrariado. Por isso, uma moção como esta tem um sentido especial para mim e, se vem dos vereadores, vem da comunidade. Aqui na Câmara estão os verdadeiros representantes do povo”, afirmou o tenente. Ele frisou que para ocorrer o crime são necessários, em geral, três elementos: o criminoso, a vítima e a oportunidade.

continua após publicidade

“Esta homenagem é um incentivo para que cada policial se empenhe no sentido de reduzir as oportunidades para o crime. Tenha certeza de que são atitudes como esta que fazem o policial se sentir como uma pessoa útil na comunidade”, argumenta Prado. Ele destacou a importância das escolas onde estudou e da família. “A fim de proteger a vida, muitas vezes lidamos com a morte. Trabalhamos no limite e a família precisa compreender e apoiar”, afirmou. Prado também destacou a importância do apoio dos colegas de farda. “Divido esta homenagem com todos os amigos do 10º. BPM”, ressaltou.


Também prestigiaram a homenagem o tenente coronel João Jorge dos Santos Júnior, comandante do 10º. BPM, demais oficiais, além de soldados, familiares e amigos do homenageado.