Apucarana

Autoridades buscam mestrado em Matemática para Apucarana

Da Redação ·
 Autoridades buscam mestrado em Matemática para Apucarana
fonte: Divulgação
Autoridades buscam mestrado em Matemática para Apucarana

O escritório parlamentar do Deputado Federal, Alex Canziani (PTB), em Londrina, foi palco nesta semana (quinta-feira – 15/03) de uma importante reunião sobre o futuro do ensino superior em Apucarana. O Executivo Municipal, acompanhado do Secretário Especial de Ensino Superior, professor Cláudio Silva, e do diretor-geral do câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor Aloysio Gomes de Souza Filho, debateu com Canziani o estabelecimento de uma agenda de apoio, no sentido de defender em Brasília o encaminhamento e a aprovação de novos cursos de graduação, pós-graduação e até mesmo de mestrado para Apucarana.

continua após publicidade
continua após publicidade

Um grande pleito do momento é a instalação, em Apucarana, do programa de mestrado profissional em Matemática no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do qual Apucarana é Polo de Apoio Presencial, uma das agendas prioritárias da recém criada Secretaria Especial de Ensino Superior e que tem à frente o Mestre em Educação, professor Cláudio Silva.

A reunião com Canziani, na quinta-feira, já foi uma decorrência de encontro realizado, no meio de semana em Curitiba, com o vice-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor Paulo Osmar Dias Barbosa.

Na terça-feira, na capital do Estado, a prefeitura protocolou documento com a manifestação oficial do interesse do município em receber o programa de mestrado.

continua após publicidade

Importância para Apucarana e região

Com mais de 120 mil habitantes, Apucarana é cidade polo regional, localizando-se entre três importantes microrregiões do Estado do Paraná: Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), que abrigam aproximadamente 2 milhões de habitantes. Segundo destaca professor Cláudio Silva, secretário Especial de Ensino Superior, a vinda de um curso de mestrado na área de Matemática seria um marco na capacitação de docentes.

“Em consonância com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, ao encabeçar este pleito entende que a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação “stricto sensu” na área de Matemática, com uso de tecnologias da educação a distância, contribuirá decisivamente para atender a grande expectativa de educadores e estudantes locais, atualmente dependentes da reduzida oferta de mestrado público e gratuito, proporcionada pelas duas universidades estaduais de Londrina e Maringá, ou tendo que recorrer a deslocamentos para os grandes centros para dar sequência à sua formação”, avaliou Silva.

O Polo de Apoio Presencial da UAB em Apucarana atende atualmente 800 alunos provenientes de 23 municípios de vários pontos do estado, inclusive da capital. No local são ofertados cursos de graduação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Licenciatura em História, Letras Português/Espanhol, Geografia, Matemática e Educação Física; graduação pela Universidade Estadual Centro Oeste (UNICENTRO), de Guarapuava - Licenciatura em Pedagogia (três turmas), Bacharelado em Administração Pública e Pedagogia - Oferta Especial; pós-graduação pela Universidade Estadual Centro Oeste (UNICENTRO), de Guarapuava - Gestão Escolar, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde. Mais informações pelo 3425-1603.