Apucarana

Compras para o Dia das Crianças exigem atenção dos adultos

Da Redação ·
continua após publicidade

O Procon de Apucarana faz um alerta aos adultos antes das compras. Mais do que o desejo dos filhos por brinquedos, pais devem levar em conta a garantia de segurança dos presentes na hora de fazer sua aquisição para o Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira.

continua após publicidade

Segundo o coordenador do Procon no município, Rafael Silva, é fundamental que o presente escolhido esteja de acordo com a faixa etária da criança que vai recebê-lo. “É importante ainda verificar se o produto não é tóxico, se não contém peças que podem ser engolidas e, principalmente, se tem selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) ou da Associação Nacional de Brinquedos”, diz.

Materiais pontiagudos, cortantes, metálicos e com conjuntos químicos, conforme ele, também devem ficar fora da lista de presentes. O mesmo deve ocorrer quando a procedência for do mercado informal. “Deve se evitar produtos piratas”, recomenda Silva. Se problemas ocorrerem com este tipo de artigo, não há garantia e possibilidades de reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor. Ao mesmo tempo, o coordenador do Procon salienta que as lojas só são obrigadas a fazer trocas de presentes em caso de defeito. “Dizer que a criança não gostou e se arrependeu não adianta”, observa.

continua após publicidade

Mais detalhes na edição de sábado (8) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná