Apucarana

Distúrbios do sono podem levar a outras patologias

Da Redação ·
 Distúrbios do sono podem levar a outras patologias
fonte: Delair Garcia - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná.
Distúrbios do sono podem levar a outras patologias

Quem, depois de uma noite mal dormida, já não acordou cansado? Não bastassem os sinais de irritação no dia seguinte, problemas com o sono podem representar também distúrbios que demandam tratamento médico. Especialista em Medicina do Sono, a otorrinolaringologista Sandra Regina Araújo Mantine, de Apucarana, alerta que quem dorme pouco pode desenvolver ainda outras patologias.

continua após publicidade

“O sono é fundamental para reparar nosso organismo. Pessoas que enfrentam problemas para dormir se queixam muito, ficam nervosas, podem ter dores de cabeça, alteração de memória e até sofrer acidentes no trabalho”, define ela, ao relatar que, embora algumas pessoas se sintam bem dormindo cerca de 3 horas por noite, a média ideal é de 8 horas. “É o suficiente”, argumenta. Sandra relata que os distúrbios respiratórios do sono e a insônia são as situações que mais chegam até seu consultório. A apneia, que consiste em sucessivas paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme, é um dos males que podem gerar transtornos que vão além da fragmentação do sono do paciente.

continua após publicidade

“Muitas podem ser as consequências da apneia, como sonolência durante o dia, fadiga, hipertensão e impotência sexual. Para se ter uma ideia, a apneia é a segunda causa de acidentes no trânsito, só perdendo para o álcool”, diz.

continua após publicidade

Mais detalhes na edição de sexta-feira (7) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná