Apucarana

Prefeitura de Apucarana lança o ‘Viva Araucária’

Da Redação ·

Produtores rurais conheceram ontem o novo programa de incentivo ambiental da Prefeitura de Apucarana. Denominado Viva Araucária/Apucarana, o projeto vai remunerar agricultores pelo plantio e manutenção do pinheiro araucária, espécie símbolo do Paraná, na zona rural do município. Inédita no País, a iniciativa foi lançada no salão nobre da Prefeitura, com a presença de ambientalistas e autoridades.

continua após publicidade

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, João Batista Beltrame, explicou que a Prefeitura pagará R$ 5 por araucária plantada nas “bordaduras” dos limites definidos da mata ciliar, reserva legal, carreadores de acesso à sede das propriedades e nos limites estabelecidos por lei de 50 metros das minas. Anual, a remuneração começará a ser feita a partir do 3º ano do plantio das mudas, como estabelece a Lei Municipal 196/2011. “O plantio deve obedecer uma distância de 10 metros entre cada araucária”, assinalou Beltrame.

continua após publicidade

Ele estimou que pelo menos 200 produtores rurais devem aderir ao programa inicialmente. “Os interessados são os produtores cadastrados no projeto Oásis, que já estão preservando as nascentes”, disse. Para o secretário, esta é uma oportunidade para que estes agricultores também sejam “produtores de oxigênio”.

Mais detalhes na edição de quarta-feira (5) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná