Apucarana

Palestra e show de viola marcam Semana do Idoso

Da Redação ·
Palestra e show de viola marcam Semana do Idoso
fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Apucarana
Palestra e show de viola marcam Semana do Idoso

Cerca de 100 idosos participaram nesta semana, no Sesc Apucarana, de um evento cultural. Parte da programação alusiva à Semana do Idoso, preparada pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, além de show de viola, a tarde festiva foi marcada por uma palestra do Dr. Daniel Blanski, que falou aos presentes sobre “Saúde na Terceira Idade”. “Pelo décimo ano consecutivo realizamos uma programação com atividades pensadas especialmente para marcar o mês do idoso. Pessoas que fazem parte da história e da memória de Apucarana, que dedicaram a vida para que hoje tenhamos desenvolvimento, paz e alegria”, disse Regina Amélia Carvalho Rodrigues, secretária municipal da pasta.

continua após publicidade

Parceiro na promoção do evento, o Sesc Apucarana esteve representando pela diretora Andrea Patrícia Rinaldo. “É muito gratificante ver tanta gente com idade cronologicamente avançada adotando uma forma de viver de modo a dar um baile em muitos por aí com 20, 30, 40 anos. Parabéns a todos. Este é o nosso lema: idoso na idade, jovem no modo de viver”, disse Andrea.

continua após publicidade

Desde a última sexta-feira, a prefeitura e seus parceiros tem promovido uma agenda diferenciada. “Nesta quarta-feira (28/09), às 15 horas, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, acontecerá missa com bênção aos idosos. Todos estão convidados”, disse a secretária Regina. E, para encerrar a programação em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, na sexta-feira (30/09), a partir das 13h30, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), será realizado a tradicional “Festa do Idoso”. A entrada só será permitida mediante apresentação de convite, que deve ser retirado junto ao Clube da Sabedoria. Mais informações pelo telefone 3425-6995, com Lourdes.

continua após publicidade

Melhorias

Na abertura da “Festa do Idoso”, a Prefeitura de Apucarana vai autorizar a ordem de serviço para a primeira etapa de reforma do Clube da Sabedoria. O investimento, na ordem de R$24 mil, visa adequar o prédio para melhor atendimento dos idosos integrantes do Programa Centro Dia. “Hoje são 22 pessoas atendidas pelo programa de atenção especial. Com a benfeitoria, certamente poderemos ampliar este público”, anuncia Regina Amélia, secretária Municipal da Assistência Social.

continua após publicidade

O Clube da Sabedoria funciona no Jardim Aeroporto. Criado em 2006, além da área externa, são dois pavimentos. A parte inferior tem sanitários, sala de administração, consultório psicológico/social e consultório fisioterapêutico. Na parte superior tem sala de atividades múltiplas, sanitários, camarim, palco, sauna seca e vapor, sala de massagem, refeitório, cozinha e sala de ginástica.

O projeto Centro Dia, que desde que a sede própria foi destruída em 2008 por um incêndio passou a ser desenvolvido no Clube da Sabedoria, foi implantado em Apucarana no dia 15 de outubro de 2001. Os beneficiados têm atividades diárias que envolvem atividades diversificadas como alfabetização, artesanato em geral como pintura, tricô, crochê, bordado, trabalho de jardinagem, e chegam ao atendimento individualizado por assistentes social, psicólogas e pedagogas, e profissionais da área da sáude.