Apucarana

Nova ala prisional feminina é inaugurada em Apucarana

Da Redação ·

O Poder Judiciário e a Polícia Civil inauguraram nesta segunda-feira (1), às 9h30, a nova ala de carceragem feminina e para menores infratores anexa ao minipresídio de Apucarana. A cerimônia foi realizada com a presença de diversas autoridades.

continua após publicidade

O objetivo é concentrar as alas de detenção e otimizar o policiamento na guarda de presos. Estão sendo construídas celas para até 40 mulheres e uma unidade com capacidade para seis adolescentes, com cerca de 200 metros quadrados.

continua após publicidade

As celas ocupam espaço que deveria abrigar uma oficina do trabalho, um projeto iniciado em 2008 e abortado no ano seguinte por não haver segurança suficiente para a instalação de uma empresa para trabalhar com os presos.

continua após publicidade

São estruturas reforçadas com tijolos maciços e paredes de concreto armado que estão orçadas em cerca de R$ 70 mil.

"É importante destacar que a concretização dessa obra foi viabilizada graças ao empenho do juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Apucarana, Katsujo Nakadomari, e à colaboração efetiva da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), além de outros segmentos da sociedade apucaranense", destacou o delegado-chefe da 17ª SDP, Valdir Abrahão da Silva.

continua após publicidade

Ele destaca que a nova edificação foi planejada como um alojamento. "Desta forma as detentas e menores terão um local mais apropriado para quitação de débitos com a Justiça", frisou Abrahão.