Apucarana

Município de Apucarana pagará por árvore plantada

Da Redação ·

Apucarana comemora hoje o Dia da Árvore com boas perspectivas para os próximos anos. Seguindo o sucesso do projeto Oásis, que remunera produtores rurais pela preservação de nascentes no município, a Prefeitura se prepara para investir no pagamento por serviços ambientais relacionados à arborização.

continua após publicidade

Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores na semana passada, o Projeto de Lei 205/11 institui o projeto Viva Araucária no município, mediante o incentivo financeiro pelo plantio da espécie em áreas rurais. Da mesma forma que o Oásis, a iniciativa, segundo o autor do projeto, o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, é inédita no Estado. “Não conhecemos nada parecido”, afirma. O prefeito relata que o Viva Araucária deverá ser lançado no início de novembro. “Elaboramos o projeto e agora estamos trabalhando a forma de como proceder a compensação pelo plantio”, comenta.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, João Batista Beltrame, o projeto deve consolidar Apucarana em relação aos pagamentos por serviços ambientais no Estado. Ele explica que poderão participar do projeto produtores rurais que plantarem mudas de araucária na bordadura, a faixa limite, de mata ciliares, carreadores de acesso à propriedade, reservas permanentes e de minas d’água.

continua após publicidade

Mais detalhes na edição de quarta-feira (21) no Jornal Tribuna do Norte - Diário do Paraná