Apucarana

Apucarana se destaca no cenário cultural

Da Redação ·
 Apucarana se destaca no cenário cultural
fonte: Google - imagem ilustrativa
Apucarana se destaca no cenário cultural

Que tal uma dose de ballet clássico, misturada com sapateado, teatro infantil, cinema gratuito, blues, música clássica e grande dose de comédia stand up? Junte tudo isso e acrescente uma generosa porção de trabalho por parte da equipe da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) e você vai encontrar a fórmula que tem movimentado o cenário cultural na cidade. Tendo como quartel general o Cine Teatro Fênix, Apucarana desenvolve hoje uma política voltada à aproximação do povo com a produção e com a apreciação cultural, bem como para com a captação e formação de novos talentos.

continua após publicidade

“Pensamos ser possível que as pessoas, por meio de uma vivência com as artes, estejam cada vez mais desenvolvendo uma consciência crítica. Com isso, além da promoção constante de uma agenda diversificada de eventos, também mantemos atividades para os alunos egressos do sistema público municipal e interessados da sociedade como um todo em participar das atividades culturais”, assinala professora Cirlene Moscato, diretora-presidente da Funcap. Atualmente, a Funcap tem sob sua responsabilidade a Escola Municipal de Dança, Escola de Capoeira, Banda Municipal e Big Band, e trabalha na criação da Escola de Teatro.

continua após publicidade

Como reflexo dessa filosofia, o número de eventos e de público tem aumentando ano a ano. “Em 2007, quando iniciamos a tabulação destes dados, registramos a promoção de 140 eventos culturais somente dentro do Cine Teatro Fênix, sendo 80% deles com entrada franca. Naquele período atingimos 35,5 mil pessoas. Em 2011, somente até este mês de agosto já realizamos 170 eventos – no Cine Fênix e em outros locais da cidade - que no total atraíram um público de cerca de 60 mil pessoas”, compara Cirlene, destacando que hoje o município oferece uma agenda “com diversas ações culturais, como oficinas, cursos de dança, e forte presença da banda musical municipal em praticamente todos os relevantes eventos da cidade”, diz.

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) destaca que parte desta programação é oferecida mediante parcerias com outras instituições, com destaque às estabelecidas com a Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Teatro Guaíra, Sesc, Sesi e Funcart. “Com isso temos conseguido garantir que grande faixa da população consiga participar desses eventos, uma vez que a entrada muitas vezes é franca”, frisa João Carlos. “Quando não são gratuitas, as parcerias possibilitam bilheterias com preços acessíveis. Hoje o Cine Fênix tem sido um local de encontro da sociedade, de pessoas de todas as idades e realidades sócio-econômicas, tornando-se um importante agente de desenvolvimento humano, conhecimento das artes, protagonizador das diversidades culturais e um potencializador para a formação da cidadania”, considera.