Apucarana

Desfile cívico leva multidão ao centro

Da Redação ·
 Desfile cívico leva multidão ao centro
fonte: Tribuna do Norte
Desfile cívico leva multidão ao centro

Milhares de pessoas assistiram anteontem o desfile de 7 de Setembro em Apucarana. O evento contou com a participação de 71 entidades, entre Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, escolas e organizações comunitárias. Apesar de chamar a atenção do público, composto na maior parte por famílias que foram prestigiar a apresentação comemorativa à Independência do Brasil, alguns acontecimentos mostraram a perda cultural e a desvalorização do momento cívico. Sinal de que os desfiles não são mais os mesmos.

continua após publicidade

Uma das ocorrências foi promovida por alguns cavaleiros que, durante a apresentação na avenida, bebiam e fumavam sobre os cavalos. Alguns movimentos com os animais também assustaram o público. Eles fecharam o desfile. “Achei um absurdo isso, num momento desse e eles desfilando com uma garrafa de cachaça na mão, com a avenida lotada de crianças assistindo”, comentou uma leitora da Tribuna que ligou ontem na redação para reclamar, mas pediu para não ser identificada.

continua após publicidade

A direção da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), lamenta o ocorrido e pretende tomar medidas para situações assim não se repitam.

“Acho que este é o momento de demonstrar o civismo e não fazer algazarra. Ainda há risco de machucar alguém. Para o próximo ano vamos ter que rever esta participação”, diz a diretora da Funcap, Cirlene Moscato. Ela salientou que os cavaleiros registraram a participação como uma associação de praticantes da modalidade. “Não vieram na reunião preparatória do desfile. Só mandaram um comunicado confirmando a participação”, diz a diretora da Funcap.