Apucarana

Pesquisa mostra que jovens desconhecem a Constituição Federal

Da Redação ·

Ao mesmo tempo em que comemora mais um 7 de Setembro, Dia da Independência, o Brasil convive hoje com uma triste realidade – sua juventude ainda desconhece questões pertinentes à cidadania e à democracia. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar) com mais de mil estudantes do Ensino Médio.

continua após publicidade


Mais de 70% dos entrevistados nas cidades de Londrina, Chapecó, em Santa Catarina, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, revelaram não saber, por exemplo, o que é a Constituição Federal Brasileira, e quais são seus direitos sociais.


Pelas ruas de Apucarana, o resultado não foi diferente. A reportagem da Tribuna conversou com jovens e constatou que as noções sobre o tema ainda são bastante superficiais. A estudante Fernanda Gonçalves, de 15 anos, admite desconhecer a função de um deputado estadual, mas diz que assuntos relacionados ao exercício da cidadania precisam ganhar mais destaque no ambiente escolar.
“Deviam incluir isso na escola”, sugere ela, assim como os 65% dos entrevistados pelos pesquisadores da Unopar são a favor da inserção de conteúdos sobre Direito e Cidadania no currículo escolar.

continua após publicidade


A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professora Maria Onide Ballan Sardinha, avalia que a escola ainda necessita reforçar o aprendizado do que diz respeito aos direitos e deveres dos cidadãos. “Antigamente, havia uma disciplina chamada Organização Social e Política Brasileira, a OSPB. Hoje, o conteúdo tratado por ela está diluído na disciplina de História. Mas, há noções que os alunos ainda não entendem muito bem, imaginam que cidadania é só cantar o hino”, observa. Ela analisa que outros conceitos ainda são assimilados de forma equivocada.