Apucarana

“Circuito da Saúde” atende população nos bairros

Da Redação ·

Desde o início do mês de julho e uma vez por semana, profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) estão levando aos bairros de Apucarana, atendimento especial e diferenciado. A ação faz parte da Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros, que tem a segunda etapa focada no Circuito da Saúde.

continua após publicidade

Em todas as regiões que o Circuito se instala a população pode contar com atendimento médico feito por um clínico geral, atendimento odontológico feito pela equipe de odontologia da Autarquia de Saúde, atendimento com equipes de enfermagem. Também há profissionais do NASF que levam atendimento especializado nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia e atividades físicas.

A secretária de Saúde, Claudia Romagnoli, detalha que o Circuito da Saúde, ao mesmo tempo em que foca a saúde curativa, intensifica a saúde preventiva, com esses atendimentos. “Diariamente temos atendimento nas 38 Unidades Básicas de Saúde e o Circuito vem reforçar a nossa preocupação em proporcionar um atendimento cada vez melhor a nossa comunidade”, revela Claudia.

continua após publicidade

Mais de 700 pessoas foram beneficiadas

Em seis bairros, por onde passou o Circuito da Saúde, mais de 700 pessoas já foram atendidas e cerca de 400 crianças participaram das atividades voltadas a higienização das mãos e orientações gerais. “Nosso objetivo é bem atender a nossa comunidade. Procuramos prestar atendimentos através de equipes multidisciplinar e qualificadas, levar orientações e informações para que todos tenham uma vida cada vez mais saudável. As equipes do NASF promovem a qualidade de vida desses pacientes estimulando hábitos saudáveis através de reeducação alimentar, prática de atividades físicas, além de trabalhar a prevenção e promoção da saúde”, explica a diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Sousa de Oliveira. “Esse trabalho já está trazendo bons resultados possibilitando a prevenção e controle de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras doenças que possam comprometer a pessoa e que se for detectada no início, pode ter cura”, completa.

Ações são realizadas por equipe de especialistas

continua após publicidade

As ações que integram o Circuito da Saúde são realizadas por uma equipe composta por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas da Estratégia Saúde da Família, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família e terapeutas comunitárias.

“Quem chega ao local de atendimento do Circuito faz o seu cadastro com as equipes de enfermagem da Unidade de Saúde. Em seguida são encaminhados ao educador físico para verificação do peso e Índice de Massa Corporal (IMC). Enquanto aguardam podem passar pela equipe de massoterapia que faz uma massagem relaxante”, explica a enfermeira Adriana Vargas Tomaz, coordenadora da Estratégia Saúde da Família.

Pacientes aprovam os serviços prestados

continua após publicidade

Os pacientes que procuram o Circuito da Saúde estão satisfeitos com o atendimento e as orientações repassadas pela equipe multiprofissional. “Muitos, apesar de frequentar as Unidade de Saúde, não conhecem algumas atividades realizadas pelo NASF e ESF. Nossa missão é orientar, alertar, prevenir e conscientizar os usuários sobre os serviços de saúde. Em situações que percebemos ser mais graves, dentro do Circuito, prontamente encaminhamos ao Pronto Atendimento Municipal ou para consultas com especialistas para uma avaliação mais criteriosa”, revela a enfermeira Adriana Miranda, da Estratégia Saúde da Família.

Vanda Serenai Médici, moradora do Núcleo Adriano Correia, conta que através do Circuito da Saúde passou por consulta com o clínico geral. “Sempre fui bem atendida pela UBS do bairro, mas também gostei muito desse trabalho que foi feito agora, com esse novo método. Cheguei e já fui atendida com consulta médica. Também fiz meu exame de diabetes, medi a pressão e me pesei. Tudo em um só dia e em um só lugar, sem precisar agendar”, declara.

continua após publicidade

Moradora há 10 anos no Núcleo João Paulo, Maria Benedita de Jesus da Silva, aprova o atendimento realizado através do Circuito. “Tive a oportunidade de falar com nutricionista que me orientou sobre a alimentação correta, ainda mais agora que fiz cirurgia. Também conversei com fisioterapeuta, verifiquei minha pressão, fiz o teste de diabetes, em um único dia. É perfeito o atendimento realizado, eu gostei, aprovo e recomendo”, reforça a paciente.

Bairros atendidos

O Circuito da Saúde teve início no Núcleo Adriano Correia, em julho. De lá para cá o trabalho já passou pela Vila Regina, Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, Distrito de Pirapó, Núcleo Castelo Branco e Núcleo João Paulo.

Mais cinco bairros serão atendidos

O Circuito no mês de agosto estará no dia 17, das 08 às 11h30 no Jardim Trabalhista e no dia 25, no Recanto do Lago, das 08 às 11h30. No mês de setembro já estão programados atendimentos no dia 02, no Jardim Menegazzo; dia 08 na Vila Apucaraninha e no dia 15 no Jardim Ponta Grossa, sempre das 08 às 11h30.

Serviços Ofertados

- Orientações de vários profissionais (fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, educador físico e enfermagem); - Unidade Móvel com atendimento odontológico; - Consultas médicas (Clínico geral); - Atividades esportivas e recreativas; - Palestras (com o tema escolhido pela própria comunidade); - Saúde da Criança (Higienização das mãos e orientações gerais); - Busca ativa de gestantes (identificação e posterior atendimento de quem ainda não esteja fazendo o pré-natal); - Massoterapia - Saúde do Homem