Mais lidas

    Apucarana

    Apucarana

    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército

    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército
    Foto por Edson Denobi
    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército
    Foto por Reprodução
    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército
    Foto por Reprodução
    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército
    Foto por Reprodução
    30º BIMec celebra os 373 anos do Exército
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 19.04.2021, 14:24:30 Editado em 19.04.2021, 14:24:15
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, realizou nesta segunda-feira (19) formatura alusiva ao Dia do Exército. A solenidade marcou os 373 anos da instituição, cuja origem remete à Batalha de Guararapes (PE), ocorrida em abril de 1648. O ato restrito,  contou com a presença de apenas parte do efetivo e de alguns convidados.

    A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º BIMec, e contou com a presença do prefeito Junior da Femac e do presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godoi (Poim). Também estiveram presentes o major Marcos José Facio, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, e o colaborador emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor.

    “Há 373 anos, um grupo de brasileiros de diferentes etnias - brancos, negros e indígenas - se reuniu em Guararapes para defender o território nacional e combater a dominação holandesa. Foi o início do Exército Brasileiro e para nós é um orgulho ter aqui em Apucarana uma unidade desta valorosa instituição. O 30º BIMec é uma referência de trabalho e de serviço prestado, que sempre mantém vivo esse sentimento de amor à pátria”, destacou o prefeito Junior da Femac.

    O tenente-coronel Flábio fez um rápido histórico da trajetória do Exército Brasileiro, desde a Batalha de Guararapes, passando pela luta pela independência e do processo de pacificação interna em diversos momentos (revoluções Farroupilha, Sabinada e Balaiada, revoltas liberais, no Conestado, em Canudos). Também lembrou da atuação no segundo império, quando combateu na Tríplice Aliança, e nas duas guerras mundiais. “Mais recentemente, ajudou a cultivar a paz em diversos países sob a égide da ONU e com ajudas humanitárias externas e internas e, atualmente, vem contribuindo no combate da Covid-19”, cita o comandante do 30º BIMec.

    O ato que marcou o Dia do Exército contou ainda com a entrega de medalhas a membros da corporação, por tempo de serviço e bons serviços prestados, sendo encerrado com o desfile da tropa.  Ao final, o comandante se dirigiu à Banda do 30º BIMec, formada por militares da ativa, civis e ex-militares, e fez um agradecimento especial. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "30º BIMec celebra os 373 anos do Exército"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.