MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

30º BIMec celebra os 373 anos do Exército

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, realizou nesta segunda-feira (19) formatura alusiva ao Dia do Exército. A solenidade marcou os 373 anos da instituição, cuja origem remete à Batalha de Guararapes (PE), ocorrida em abril de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.04.2021, 14:24:30 Editado em 19.04.2021, 14:24:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, realizou nesta segunda-feira (19) formatura alusiva ao Dia do Exército. A solenidade marcou os 373 anos da instituição, cuja origem remete à Batalha de Guararapes (PE), ocorrida em abril de 1648. O ato restrito, contou com a presença de apenas parte do efetivo e de alguns convidados.

continua após publicidade

A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º BIMec, e contou com a presença do prefeito Junior da Femac e do presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godoi (Poim). Também estiveram presentes o major Marcos José Facio, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, e o colaborador emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor.

“Há 373 anos, um grupo de brasileiros de diferentes etnias - brancos, negros e indígenas - se reuniu em Guararapes para defender o território nacional e combater a dominação holandesa. Foi o início do Exército Brasileiro e para nós é um orgulho ter aqui em Apucarana uma unidade desta valorosa instituição. O 30º BIMec é uma referência de trabalho e de serviço prestado, que sempre mantém vivo esse sentimento de amor à pátria”, destacou o prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

O tenente-coronel Flábio fez um rápido histórico da trajetória do Exército Brasileiro, desde a Batalha de Guararapes, passando pela luta pela independência e do processo de pacificação interna em diversos momentos (revoluções Farroupilha, Sabinada e Balaiada, revoltas liberais, no Conestado, em Canudos). Também lembrou da atuação no segundo império, quando combateu na Tríplice Aliança, e nas duas guerras mundiais. “Mais recentemente, ajudou a cultivar a paz em diversos países sob a égide da ONU e com ajudas humanitárias externas e internas e, atualmente, vem contribuindo no combate da Covid-19”, cita o comandante do 30º BIMec.

O ato que marcou o Dia do Exército contou ainda com a entrega de medalhas a membros da corporação, por tempo de serviço e bons serviços prestados, sendo encerrado com o desfile da tropa. Ao final, o comandante se dirigiu à Banda do 30º BIMec, formada por militares da ativa, civis e ex-militares, e fez um agradecimento especial.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "30º BIMec celebra os 373 anos do Exército"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!