Apucarana

16ª RS esclarece erro em relação a ocupação de leitos no Providência

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia 16ª RS esclarece erro em relação a ocupação de leitos no Providência
fonte: TNOnline
16ª RS esclarece erro em relação a ocupação de leitos no Providência

Relatórios diários de ocupação de leitos para Covid-19 divulgados pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, baseados em dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), estão trazendo números desatualizados de leitos disponíveis, o que tem causado confusão em relação à divulgação da taxa de ocupação diária de pacientes.

continua após publicidade

De acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (24), a ocupação de leitos de enfermaria para Covid-19 seria de 126,67%, com 19 pacientes para 15 leitos. A informação, no entanto, não está correta. De acordo com o Chefe da 16ª RS Altimar Carletto, o número de leitos disponíveis é maior do que o que está sendo divulgado no relatório.

"O número de leitos disponíveis para o setor Covid no Hospital da Providência é de 20 para enfermaria e 14  para UTI. O que ocorre, é que, no final de outubro, com a diminuição do número de casos e consequentemente de ocupação de leitos, a Sesa reduziu o número de leitos contratados para Covid para 15 em enfermaria e 10 para UTI. A partir do momento em que os casos voltaram a subir, a recontratação acontece. Na prática, os leitos estão funcionando, mas os números não foram atualizados no relatório, por isso, a taxa de ocupação estava sendo divulgada errada", informou Carletto.

continua após publicidade

Ele informou ainda que a recontratação oficial dos leitos do Providência pela Sesa deve acontecer nesta quarta-feira (25), o que fará com que os números voltem a ser divulgados de forma correta.

Com a atualização dos números de leitos disponíveis, a ocupação do Hospital da Providência está em 95% na enfermaria, com 19 pacientes internados para 20 leitos disponíveis e em 57% de ocupação para UTI, com 8 pacientes internados para 14 leitos disponíveis.