Apucarana

125 idosos já morreram por Covid-19 em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia 125 idosos já morreram por Covid-19 em Apucarana
125 idosos já morreram por Covid-19 em Apucarana

122 idosos já morreram por Covid-19 em Apucarana desde o começo da pandemia, de acordo com os dados da Autarquia Municipal de Saúde. O número corresponde a 74,8 dos óbitos pela doença na cidade, que totaliza 167 mortes. 

continua após publicidade

Ainda de acordo com os dados, 49 idosos entre 60 e 69 anos morreram, já entre 70 e 79 anos foram 38 óbitos, entre 80 e 89 anos, 31 falecimentos e acima dos 90, sete óbitos. 

O chefe da 16ª Regional de Saúde, o médico Altimar Carltto, repassou que realmente os idosos sã os mais atingidos pela doença. "Em função da idade, das  comorbidades os idosos acabam tendo o desfecho mais grave, com óbitos, é um grupo mais exposto, que precisa manter o máximo de cuido para evitar ser contaminado pela doença", disse.

continua após publicidade

O que chama atenção, é o número de jovens contaminados com a Covid-19.  São 1.471 infectados que tem entre 20 e 29 anos e 1.599 diagnósticos positivos entre 30 e 39 anos. 

O médico acredita que o número alto de infectados abaixo dos 40 anos é por que essas pessoas estão entre os grupos que mais circulam. "São pessoas que vão para eventos, frequentam bares, frequentam aglomerações e aqueles que trabalham também, em função dessa exposição existe a maior contaminação e diferente dos idosos, eles se recuperam com mais facilidade e muitos não evoluem a óbito", destaca.

Carletto ressalta a importância dos cuidados para evitar levar a doença pra casa. "Usar máscara, evitar aglomeração, quando chegar em casa, já se higienizar, é preciso seguir esses cuidados, os jovens, a maioria não serão doentes mais graves, mas é preciso ter cuidado com os assintomáticos, os que levam a doença para os idosos que estão em casa", finaliza. 

continua após publicidade

No total, Apucarana soma 7.070 casos positivos da doença, sendo que 6.478 pessoas já estão curadas. 

 

125 idosos já morreram por Covid-19 em Apucarana fonte: Reprodução


continua após publicidade




Tags relacionadas: #Apucarana #covid #idosos #morte