Josias Gonçalves (PT) é candidato a prefeito de Jardim Alegre (PR). Com experiência em administração pública, ele já prestou serviço em várias secretarias municipais e possui graduação, pós-graduação e especialização em Gestão e Políticas Públicas.
📰 LEIA MAIS: Veja os candidatos a prefeito de Jardim Alegre; três estão na disputa
Nascido em Jardim Alegre, ele é filho dos pioneiros Amador Gonçalves e Rita Gonçalves.
O candidato a vice-prefeito de Josias é João Orzekovski Filho, o Joãozinho (PT). Com 49 anos, ele é o atual coordenador do Assentamento Oito de Abril, em Jardim Alegre.
Em entrevista ao TNOnline, Josias conta que chegar à Prefeitura de Jardim Alegre é, para ele, um sonho.
"Eu sou nascido e criado na cidade de Jardim Alegre. Meus pais são pioneiros. Nós somos fundadores e nós temos um grande amor pela nossa terra, pelo nosso município. Nós somos apaixonados pela nossa cidade, pela nossa agricultura e eu também tenho. Carrego um sonho comigo de um dia poder assumir a prefeitura, ser o prefeito da cidade aonde eu nasci e vivi, onde meus pais me criaram", afirma.
As prioridades de Joaias Gonçalves enquanto candidato são vários setores da gestão pública. Porém, ele aponta que a saúde do município é o setor que demanda maior atenção no momento.
"Nós queremos atender a todos, a todas as áreas que nós temos, desde esporte, a educação, enfim, a ser social. Toda a rede pública terá a nossa, vai ter o nosso olhar e a nossa atenção especial. No entanto, o que Jardim alegre hoje, nossa nossa comunidade mais está pendente e sofrendo primeiro com a saúde", salienta.
Josias Gonçalves reconhece que o município alinhou os serviços de saúde com maior eficácia este ano. O que, segundo ele, acontece em virtude de ser um ano de eleições.
"Noto nesse ano houve uma melhora na saúde. Por quê? Porque é ano eleitoral. No entanto, os outros anos anteriores, a população se viu à míngua, em filas enormes e falta de medicamento na farmácia. E eu, com toda a experiência que eu tenho como secretário de Saúde de Mandaguari, secretário de Saúde de Santa Maria do Oeste, eu eu tenho certeza absoluta que isso que estão fazendo hoje eu posso fazer nos quatro anos, não só no ano da eleição", destaca.
Na área da agricultura, o candidato defende o apoio à agricultura familiar. Desde a infraestrutura ao incentivo vindo do poder público.
"Em torno de 56% das famílias [de Jardim Alegre] moram no campo, eles precisam de apoio. Nós estamos trabalhando, nós vamos trabalhar muito para que a e principalmente, a agricultura familiar seja bem atendida, para que as pessoas tenham uma estrada bom carreador, bom possa ter uma área de silagem, possa ter um barracão onde possa ter uma terraplanagem de barracão", reforça.
Para ele, a geração de emprego e renda vem de encontro com o apoio à agricultura familiar, "porque cada pessoa que está lá no campo, trabalhando e se mantendo no campo é uma pessoa a menos na cidade para tirar a vaga de emprego de quem precisa".
O candidato também ressalta que a geração de empregos no município é uma demanda que pode reverter o êxodo de moradores que vão viver em outros locais.
"O nosso compromisso é buscar para trazer empresas, trazer o mercado, trazer vagas para que nós aumentemos a quantidade de emprego, para que os filhos, os filhos e netos dos nossos, da nossa população, não tenham que ir embora de Jardim Alegre. Hoje a maioria se forma e tem que buscar um emprego fora, enquanto que Jardim Alegre tem uma área extensa, muito grande, uma área propícia que pode se criar muitas vagas de emprego", observa.
Questionado sobre como pretende colocar em prática seus projetos e ideia para o município, caso eleito, Josias é enfático ao salientar sua relação com o governo federal e com as lideranças do PT.
"Nós estamos disputando pelo PT. Então, eleitos, nós vamos ter porta aberta em Brasília, nós vamos ter acesso em todos os ministérios e nós vamos poder chegar em Brasília com toda tranquilidade e buscar os recursos necessários para o investimento no município", observa.
Para Josias, o PT possui uma relação de muita relevância com o município. Algo que também alinha a sua candidatura.
"Nós estamos defendendo o legado do nosso presidente Lula. Estamos defendendo o legado que o Partido dos Trabalhadores tem em Jardim Alegre. Ele não está caindo de paraquedas agora, numa eleição. Desde o ano 2000, o PT disputa a eleição majoritária. Nós já fizemos um prefeito, elegemos um vice prefeito e aqui e desde lá de 2004 até a presente data, sempre o Partido dos Trabalhadores teve a um ou dois vereador na Câmara", pontua.
Josias tem bastante expectativa quanto ao resultado das eleições.
"Então, se Deus assim permitir, estiver no meu destino ser prefeito de Jardim Alegre, eu tenho certeza que Deus vai preparar todos os caminhos e eu quero fazer uma administração honesta, sincera e voltada para aqueles que mais precisam", finaliza o candidato.
Assista a entrevista
TnOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Josias Gonçalves afirma que saúde é prioridade em Jardim Alegre"