MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições 2024

MPE pede indeferimento da candidatura de ex-prefeito de Cambira

A recomendação foi baseada na alegada inelegibilidade do candidato, que trata de casos relacionados a crimes de racismo

Da Redação

·
Maurílio dos Santos, ex-prefeito de Cambira, que tenta retornar ao cargo de prefeito do município.
Icone Camera Foto por Adriany Freitas/TNOnline
Maurílio dos Santos, ex-prefeito de Cambira, que tenta retornar ao cargo de prefeito do município.
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.09.2024, 13:44:23 Editado em 06.09.2024, 13:44:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou nesta quinta-feira (5) o indeferimento da candidatura de Maurílio dos Santos (Agir), ex-prefeito de Cambira, que tenta retornar ao cargo de chefe do Executivo municipal nas eleições deste ano. A recomendação foi baseada na alegada inelegibilidade do candidato por conta de uma condenação judicial.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Governo Lula convoca Silvio Almeida para se explicar após denúncias

Em resposta à manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), o ex-prefeito de Cambira, declarou ao TNOnline que ainda aguarda a sentença do juiz eleitoral, ressaltando que a decisão final ainda não foi proferida.

continua após publicidade

Maurílio explicou que o Ministério Público baseou seu pedido de indeferimento em um processo de 2016, quando ele ainda exercia o cargo de prefeito e foi condenado por injúria racial. O caso em questão, segundo Maurílio, envolveu uma situação durante uma partida de futebol, o que levou a uma condenação que ele afirma ter sido injusta. "É uma situação chata, mas infelizmente o Ministério Público se apegou a isso", comentou o ex-prefeito.

Ele destacou que, apesar da recomendação do MPE, ele já cumpriu todas as penalidades relacionadas a esse processo, que transitou em julgado em 2020, e que, conforme a Constituição Federal, seus direitos eleitorais deveriam ter sido restituídos. "Segundo a Constituição Federal, a partir da hora que eu cumpri com a punibilidade do processo, meus direitos eleitorais são restituídos", afirmou.

O ex-prefeito também afirmou que seus advogados já estão com a defesa pronta, aguardando no caso de uma sentença desfavorável para que possam tomar as providências legais cabíveis. "Não tenho nada a esconder, não devo nada para a Justiça, e estamos esperando a sentença do doutor Rogério (Rogério Tragibo de Campos, juiz eleitoral da Comarca de Apucarana) para os meus advogados já entrarem com a defesa, que está tudo dentro da lei, tudo certinho", disse Maurílio.

Maurílio também teve sua candidatura indeferida nas eleições de 2020, quando concorria ao cargo de vice-prefeito.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Eleições 2024

    Deixe seu comentário sobre: "MPE pede indeferimento da candidatura de ex-prefeito de Cambira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!