A 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana reuniu na noite desta sexta-feira (5) dirigentes partidários e pré-candidatos a cargos eletivos no pleito municipal de 6 de outubro deste ano dos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. O encontro, com a presença também de advogados e advogadas, teve como objetivo orientar representantes das legendas e possíveis candidatos a prefeito, vice e a vereadores sobre as instruções da legislação eleitoral 2024.
-LEIA MAIS: Diretoria da Acia visita Associação Comercial de Cascavel
Sob coordenação do juiz da 28 Zona Eleitoral, Rogério Tragibo de Campos, e da chefe do Cartório, Andrea Silva Milanin, foram tratados temas como pesquisas eleitorais, enquetes, registro de candidaturas, federações, propagandas eleitorais e prestação de contas, entre outros.
O juiz Rogério Tragibo de Campos esclareceu que o objetivo da Justiça Eleitoral da Comarca de Apucarana é realizar uma eleição municipal dentro da melhor forma possível, ou seja, com todos os partidos e candidatos seguindo as regras estabelecidas pela lei eleitoral. Ele pediu que todos procurem se informar sobre o assunto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link Legislação Eleições 2024, onde constam todas as instruções eleitorais para o pleito deste ano.
O juiz deixou bem claro que a Justiça Eleitoral de Apucarana está preparada e vai agir com rigor de acordo com o que a lei prevê. “Vamos respeitar a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre manifestação do pensamento do eleitor. Mas aquilo que não for permitido, que é vedado pela lei, a Justiça Eleitoral está preparada e vai agir com rigor aplicando aquelas sanções que forem necessárias”, disse.
O juiz acrescentou que a 28ª Zona Eleitoral também está preparada para atuar no dia das eleições nos três municípios da Comarca: Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. “Nossa equipe está treinada e pronta para que possamos fazer uma eleição muito tranquila, como foram as demais eleições aqui no âmbito da nossa zona Eleitoral”, garantiu.
A chefe do Cartório, Andrea Silva Milanin, fez uma explanação técnica e didática sobre todos os passos que partidos e candidatos deverão seguir nas convenções, durante a campanha eleitoral e também no dia do pleito. Ela explicou, por exemplo, como devem ser conduzidas as convenções partidárias e das federações, que poderão ser de forma presencial, virtual ou híbrida, assim como o envio à Justiça Eleitoral das atas e listas dos candidatos homologados.
Deixe seu comentário sobre: "Juiz de Apucarana orienta partidos e pré-candidatos; vídeo"