MAIS LIDAS
VER TODOS

UTILIDADE PÚBLICA

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Os eleitores e eleitoras brasileiros precisarão retornar às urnas no dia 30 de outubro para um 2º turno das Eleições 2022

Da Redação

·
O brasileiro que não compareceu ao local de votação no primeiro turno precisa justificar a ausência
Icone Camera Foto por Antonio Augusto/Ascom/TSE
O brasileiro que não compareceu ao local de votação no primeiro turno precisa justificar a ausência
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2022, 16:26:06 Editado em 03.10.2022, 16:26:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os eleitores e eleitoras brasileiros precisarão retornar às urnas no dia 30 de outubro para um 2º turno das Eleições 2022. Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar as eleições presidenciais deste ano.

continua após publicidade

Os eleitores que não votaram no primeiro turno, neste domingo (02), poderão votar no segundo turno, desde que estejam com o título eleitoral regularizado.

LEIA MAIS: Cadeiras do Paraná na Assembleia e na Câmara ainda podem mudar

continua após publicidade

O brasileiro que não compareceu ao local de votação no primeiro turno precisa justificar a ausência em, no máximo, até 60 dias. É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS.


Como justificar o voto

De acordo com a legislação do Brasil, todos aqueles que são alfabetizados entre 18 e 70 anos têm a obrigatoriedade de votar. Ao deixar de exercer esse direito, por qualquer motivo que seja, é preciso apresentar uma justificativa para a ausência. Confira as duas maneiras de fazer esta declaração:

continua após publicidade

e-Título

É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS. Ao entrar, insira seus dados, crie uma senha e clique em "mais opções", no canto inferior direito. Selecione "justificativa de ausência".

Se você for justificar no mesmo dia da votação, o aplicativo solicitará a permissão de acesso a localização do seu celular para reconhecer que você está longe da sua zona eleitoral. Caso você for justificar após o dia da votação, é preciso colocar por escrito as razões para o não comparecimento e anexar um documento que comprove sua ausência.

Formulário

Também é possível fazer a justificativa de maneira presencial. Basta preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, que deve ser levado às mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.

continua após publicidade

Nesse caso, é necessário apresentar também um documento oficial de identificação com fotografia no local de votação ou de recepção de justificativas.

O formulário também pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

continua após publicidade

É preciso preencher com o número de título eleitoral (não aceita CPF). Se os dados estiverem incorretos, não permitindo a identificação do eleitor, o documento não poderá ser usado para o processamento da justificativa de ausência na eleição.

Caso tenha deixado de votar nos dois turnos da eleição, é preciso justificar a ausência em cada um, de maneira separada e obedecendo o prazo de, no máximo, 60 dias corridos após a data de cada ausência.


Fonte: Informações do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Serviços

    Deixe seu comentário sobre: "Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!