MAIS LIDAS
VER TODOS

ALTERAÇÃO

Região tem 220 pedidos de voto em trânsito para as eleições de outubro

Seções eleitorais para voto em trânsito são montadas apenas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores

Da Redação

·
Dos 220 pedidos de voto em trânsito na região, 70 foram feitos no cartório eleitoral de Apucarana
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Dos 220 pedidos de voto em trânsito na região, 70 foram feitos no cartório eleitoral de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2022, 17:29:49 Editado em 19.08.2022, 17:35:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cartórios eleitorais da região registraram 220 pedidos de voto em trânsito para as eleições de outubro. São eleitores que procuraram a Justiça Eleitoral para indicar uma outra cidade porque não estarão no município de origem na data da votação.

continua após publicidade

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mais de 24 mil eleitores em todo Paraná aderiram ao voto em trânsito. O prazo para fazer o pedido terminou na última quinta-feira (18). Por isso, os dados consolidados das solicitações será divulgado apenas na semana que vem pela Justiça Eleitoral.

As seções eleitorais para voto em trânsito são montadas apenas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitoras e eleitores.

continua após publicidade

Nos cartórios eleitorais da região, 71 pedidos foram protocolados em Arapongas, 70 em Apucarana, 32 em Jandaia do Sul, 18 em Ivaiporã, 10 em São João do Ivaí, 9 em Faxinal, 7 em Marilândia do Sul e 3 em Grandes Rios, segundo o TRE-PR.

O voto em trânsito é permitido para todos os cargos em disputa (Presidência, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa) quando a pessoa estiver em outro município dentro do mesmo estado.

Quando a pessoa estiver fora do seu estado, ou for inscrita no exterior e estiver no Brasil no dia da eleição, o voto em trânsito vale apenas para a Presidência (Res. TSE nº 23.669/2021, art. 28, incisos I, II e III e Código Eleitoral, artigo 233-A). Não é possível votar em trânsito no exterior.

continua após publicidade

Na solicitação, a pessoa deve indicar o município em que pretende votar no dia das eleições. Dentro do prazo, é possível alterar ou cancelar a habilitação. Quem faz a solicitação do voto em trânsito precisa justificar caso não compareça ao local indicado.

O voto em trânsito é possível apenas nas eleições gerais, como as deste ano, que elege representantes estaduais e federais. Passada a eleição, a pessoa que solicitou voto em trânsito mantém o domicílio eleitoral que consta originalmente no cadastro eleitoral. A transferência definitiva de domicílio eleitoral só pode ser feita após a reabertura do cadastro da Justiça Eleitoral, depois das eleições.


continua após publicidade
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2022

    Deixe seu comentário sobre: "Região tem 220 pedidos de voto em trânsito para as eleições de outubro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!